sexta-feira, 18 de março de 2011

G. B. R. V. - Evangelizando na simplicidade e nos pequenos grupos

Os Grupos Bíblicos de Reflexão e Vivência em nossa Paróquia estão subdivididos em quatros setores, ontem (17) estivemos no Setor São Marcos, na casa de Dona Cleuza que juntamente com seu esposo e filho nos recebeu. 
Pe. Itamar iniciou a Celebração falando da importância das pessoas se reunirem a exemplo das primeiras comunidades cristãs para rezar, refletir e partilhar à luz da Palavra de Deus a realidade do dia-a-dia, com o compromisso de ações práticas para a transformação da realidade. 

Os G. B. R. V. reúne as pessoas em família, onde Jesus se faz presente conforme a sua promessa: “Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, eu estarei no meio deles” (Mt 18, 20). Quando as famílias se reúnem transformam seus lares em igrejas domésticas.

É um lugar onde as famílias se encontram, se conhecem, se tornam amigas; partilham entre si as alegrias e as dificuldades.
É um lugar em que as pessoas são valorizadas, conhecidas pelo nome; Como o grupo é pequeno todos se sentem iguais, filhos e filhas de um mesmo Pai. É a Igreja  indo ao encontro das pessoas; uma Igreja que acontece nas casas.
Dessa forma acontece uma catequese permanente com adultos, crianças e jovens; um lugar onde todos aprendem e ensinam, é a oportunidade para surgirem novas lideranças, carismas e serviços; é o chão de onde brotam as pastorais.
A casa dos cristãos é um ambiente sagrado porque nela moram pessoas unidas por Deus pelo sacramento do matrimônio. Ela é chamada a ser um reflexo da casa de Nazaré, a casa que hospedou a Sagrada Família.
A casa é aquele lugarzinho que não trocamos por nenhum outro. Quem esteve longe de casa por um certo tempo sabe muito bem como é bom retornar. Mas não é só isso: muitas vezes Deus se revela a nós em nossas próprias casas. Foi justamente isso que aconteceu com Maria quando recebeu o convite para ser a Mãe do Salvador em sua casa (Lc 1, 25ss).
O fato de se reunir nas casas favorece o diálogo por meio do qual surgem perguntas, partilhas e somos ajudados pelos exemplos dos outros.
Grupos Bíblicos de Reflexão e Vivência: Evangelizando a pessoa humana e as famílias, fortalecendo a vivência cristã.

Reinaldo Fonseca
Pascom paroquial

2 comentários:

  1. Muito legal, as missas nas casas vem sendo um momento de reflexão e partilha,muito importante na vivência da comunidade;

    ResponderExcluir
  2. Olá Caro Jorge, obrigado por visitar nosso blog, com certeza estarei visitando os blogs indicados por vc. Grande abraço na Paz e no Amor de Cristo.

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar o Nosso Blog e por deixar o seu comentário. Volte sempre!