segunda-feira, 30 de maio de 2011

A comunicação na liturgia


São 4 horas da manhã, neste momento a temperatura é de -2º graus em Guarapuava, muito frio.
Ontem (29), a equipe de liturgia da paróquia São Pedro Apóstolo esteve reunida para mais uma formação, organizada pela coordenadora da pastoral litúrgica Adriana Horsth.
Quem colaborou com o encontro foi o Luiz Antonio Ribeiro (Toninho), funcionário da Rádio Cultura de Guarapuava, também membro de nossa PASCOM paroquial, o qual falou sobre a comunicação na liturgia e algumas técnicas importantes neste sentido.

domingo, 29 de maio de 2011

Coroação de Nossa Senhora

Ontem (28), tivemos uma belíssima celebração eucarística presidida pelo Pe. Itamar, na mesma, numerosas crianças de nossa comunidade, que fazem parte da Infância Missionária, fizeram a coroação da imagem de Nossa Senhora. Foi um momento ímpar, onde a comunidade pôde cantar, participar e se emocionar com tamanha alegria que aquelas crianças puderam nos oferecer.

Nossa Senhora foi coroada, sejamos nós também coroados com o seu amor de Mãe!

quinta-feira, 26 de maio de 2011

A quem recorrer?

A oração precisa fazer parte da nossa vida em todas as circunstâncias. Há situações para as quais, por vias humanas, não achamos saída, mas a oração põe tudo no seu devido lugar.
O que hoje precisa voltar ao lugar em nossa vida? Lancemos mão desse momento de intimidade e diálogo com Deus, que é a única arma que funciona verdadeiramente e produz um efeito eficaz sem gerar nenhum estrago.
Deixemos que o Espírito Santo aja em nós e por intermédio de nós em todos os momentos, e veremos todo o poder de Deus se manifestar nas situações mais desencontradas, as quais não temos como resolver, e nossa alegria será completa.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Onde andarás o Padre Elizeu Nahm?

A Paróquia São Pedro Apóstolo esteve presente com cinco paroquianos na posse do Padre Elizeu, como Pároco na Paróquia Nossa Senhora de Belém, em Reserva do Iguaçu. Este Sacerdote marcou a vida dos paroquianos em nossa comunidade, quando esteve fazendo seu estágio pastoral no ano de 2008, deixou amizades, e muito contribuiu para a edificação e formação das pastorais. Não poderíamos deixar de nos fazer presente nesta nova etapa de sua vida. Agradecemos a Deus por sua vocação Sacerdotal, saiba que sempre vamos estar torcendo por você, continue esta bela missão de anunciar o Cristo Ressuscitado e seja muito feliz.

terça-feira, 24 de maio de 2011

INFÂNCIA MISSIONÁRIA: CRIANÇA QUE EVANGELIZA CRIANÇA

Na última quinta-feira (19),  a Infância Missionária (IM) completou 168 anos de atuação. A data é comemorada em todo o mundo, em nossa paróquia comemoramos na missa do último domingo. “Evangelizar, salvar e ajudar as crianças de todo o mundo as despertando para a dimensão missionária além-fronteiras”, este é o objetivo, conforme destaca o secretário nacional da IM, padre André de Negreiros. 
A criança é o grande tesouro que Deus confiou à humanidade. Ela é ternura, amor, simplicidade, alegria e esperança. É gente que quer ser gente e ter um lugar ao sol: na família, com os amigos e amigas, nos jogos, na escola, no trabalho, na Igreja e na sociedade. Ela é cidadã. Como Jesus, é capaz de crescer em idade, sabedoria e graça (Lc 2,52).
Em sua idade, ela já é capaz de ser responsável e de assumir compromissos. Por isso também ela é missionária, capaz de anunciar o amor, de atrair, de ajudar os outros e de conquistar outras crianças para Jesus.
A Infância Missionária é formada por grupos de crianças e pré-adolescentes, que participam ativamente e que mostram interesse para concretizar os objetivos desta Obra.
Na paróquia São Pedro Apóstolo, quem coordena e anima este movimento é a Etelvina (foto), que com prudência e discernimento, forma seus grupos e expõe para as crianças os objetivos e os compromissos da IM.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Coordenador: Um Jardineiro muito amado do Senhor

Conforme já postamos no último artigo, ontem (22) realizou-se na Paróquia São Pedro Apóstolo, um encontro de líderes de grupos, pastorais e movimentos, com o tema: Coordenador - Um Jardineiro muito amado do Senhor!
Organizado pelo Senhor Joel Barbosa (Coordenador do CPC) e sua equipe de apoio, com a participação do Padre Carlos, Padre Itamar e do Seminarista Sidnei.
O público focado foram as lideranças das pastorais e movimentos, os quais refletiram sobre o chamado do Senhor de estar à frente de um grupo; as etapas de uma coordenação; procedimentos que auxiliam na formação e manutenção de uma equipe; a principal missão de um coordenador; por quê as pastorais enfrentam certas dificuldades. 
No período da tarde foi apresentado um projeto que visa uma nova forma de eleger, formar e acompanhar as novas coordenações. Logo após cada participante falou do trabalho que desenvolve no seu grupo, das dificuldades e perspectivas. 
O encontro encerrou com a celebração da Santa Missa.

domingo, 22 de maio de 2011

Tempo real: Encontro de Líderes de grupos, pastorais e movimentos

Coordenador: Um Jardineiro muito amado do Senhor!

Este é o tema do encontro que acontece neste momento na Paróquia São Pedro Apóstolo. O objetivo é refletir este lindo chamado do Senhor de estar à frente de um grupo, pastoral ou movimento. 
Dentre os assuntos tratados estão: As etapas de uma coordenação; Procedimentos que auxiliam na formação e manutenção de uma equipe; A principal missão de um coordenador; Por quê as pastorais enfrentam certas dificuldades. 
No período da tarde será apresentado um projeto que visa uma nova forma de eleger, formar e acompanhar as novas coordenações. 

Colaboração: Adriana Horsth e Sandra Inês

Paróquia São Pedro recebe relíquias de São Vicente de Paulo e Santa Luisa de Marillac

As relíquias são gotas de sangue de São Vicente de Paulo, também fragmentos de ossos de Santa Luisa de Marillac, que fazem uma peregrinação por todo o mundo e estão em Guarapuava. A peregrinação é uma homenagem aos santos, que no ano de 2010 comemoraram 350 anos de morte e ressurreição. Quem recebe as relíquias é a Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP).
Ontem (21), foi um dia marcado pela chegada das relíquias na Paróquia São Pedro Apóstolo, às 19h30min, onde houve a Santa Missa, também com a participação dos membros da SSVP (Os Vicentinos). As relíquias permanecerão durante toda esta semana na paróquia para visitação.
As relíquias dos santos viajam o mundo inteiro. São Vicente de Paulo é considerado o patrono de todas as obras de caridade. Trilhou um caminho de dedicação aos pobres e as missões populares. O santo foi a inspiração para a denominação da SSVP.

A Beatificação de Irmã Dulce: Bem-Aventurada Dulce dos Pobres

Hoje, dia 22, a cidade de Salvador vai viver um momento especial: a beatificação de Irmã Dulce. Nascida em 1914, pertencia à Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus e morreu em 1992. Dom Geraldo Majella, bispo emérito da Arquidiocese de São Salvador, será o representante de Bento XVI nas celebrações que acontecem no Parque de Exposições.


O prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, dom Ângelo Amato concedeu entrevista à Rádio Vaticano. Sobre os motivos da beatificação, dom Amato disse que "Irmã Dulce é conhecida no Brasil pela imensurável caridade com os pobres e necessitados. É a Madre Teresa do Brasil. Consagrou-se ao Senhor e passou a se dedicar ao apostolado social nos bairros pobres de Salvador. Promoveu, a partir de 1935, várias iniciativas para a formação dos pobres e pelo inserimento deles no mercado de trabalho.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Como tudo começou - Histórico do Bairro Xarquinho e Paróquia São Pedro e São Paulo

Este artigo dá continuidade ao trabalho de resgate da história do bairro e da paróquia, conforme já publicamos aqui no blog. 

HISTÓRICO DO BAIRRO
Bairro Xarquinho (Fotos: Reinaldo Fonseca)

 A origem do bairro Xarquinho foi no rio ali existente. Os tropeiros que por ali passavam, costumavam fazer a sesteada próximo a esse rio, onde também havia um olho d’água. Eles costumavam lavar o charque (retirar o sal) que traziam para sua alimentação, nessas águas. E assim começaram a chamar o rio de “Charquinho”. Também usavam o termo “Aldeia do Distrito de Guarapuava”.
            Dessas terras 23.594m pertenciam à Burko e companhia Ltda, 70.000m a Hugo Schaffel e o local onde se encontram os núcleos pertenciam a Triunfante.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Reze a Novena à Santa Rita de Cássia

Reze pelas causas impossíveis
Festa: 22 de maio
 
No coração, Rita trazia o desejo da vida religiosa, porém foi casada, a pedido dos pais, com Paulo Ferdinando, que de início aparentava boa índole, mas logo começou a se mostrar grosseiro, violento e fanfarrão.
Após 18 anos de casamento, seu marido foi assassinado e seus dois filhos juraram vingar-se dos assassinos.
Ela pediu a Deus que tirasse a vida dos filhos antes que cometessem o pecado da vingança; e foi atendida.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Resgatando a História com "Os Contadores de Causos"

Atendendo a um projeto das Santas Missões Populares, ontem (15), revivemos o hábito de contar causos.
Organizado por uma equipe da Paróquia São Pedro, propiciou-se um grande bate-papo, envolvendo os moradores mais antigos do bairro, no início um pouco encabulados, mas logo se soltaram, muitos trouxeram fotos antigas para contribuir com os relatos. O objetivo é resgatar a história da paróquia e do próprio bairro Xarquinho.
Com o mesmo propósito, atravéz de questionários, também foram envolvidos crianças e adolescentes da catequese e dos colégios do bairro.
O projeto privilegia alguns anônimos que nem sempre estão nos registros históricos, mas que também contribuíram para o crescimento do nosso bairro e da igreja.

domingo, 15 de maio de 2011

Parabéns ao Aniversariante

Na Santa Missa de hoje, rezamos e homenageamos o Seminarista Sidnei Edelberg, que completou aniversário. Sidnei faz estágio vocacional em nossa paróquia.

 Parabéns!

Afinal, não é todo dia que se faz aniversário, não é?
Olha, você pode até tentar recusar esses votos de parabéns, dizendo que não é mérito nenhum fazer aniversário, que o tempo passa igualmente para todos e que o dia do aniversário é apenas uma convenção a mais etc e tal.



Saiba Sidnei que você merece os parabéns por ser a pessoa que é, pela sua maneira própria de ver o mundo e de alegrar-se com o bom e com o belo. Por isso, é fundamental que você ainda conte muitos anos pela frente, é fundamental que você continue sempre assim, vivo e vivaz, pois gente como você é imprescindível para tornar este mundo um pouquinho melhor. Se cada um tem que fazer a sua parte para que isto aconteça, fique com a consciência tranqüila, porque você certamente é um dos que faz, e com muita competência!

"O Senhor é meu Pastor, nada me faltará"

48º Dia Mundial de Oração pelas Vocações

Celebramos hoje o Domingo do BOM PASTOR.
É uma imagem muito conhecida já no Antigo Testamento.
É um título de Cristo muito familiar aos primeiros cristãos.
É um modelo apresentado a todos os que exercem
alguma Liderança na Comunidade.
Na 1ª e 2ª Leitura, Pedro explica como entrar pela Porta,
ou escutar a voz do Pastor: mediante a conversão e o Batismo (At 2,14a.36-41),
e através do seguimento das pegadas de Cristo,
fazendo o bem sob o peso do sofrimento. (1Pd 2,20-25)
O Salmista testemunha as ações do Pastor e
o desejo de habitar sempre com ele:
"O Senhor é meu Pastor, nada me faltará". (Sl 22)
No Evangelho Jesus se apresenta como o Bom Pastor.
É uma catequese sobre a Missão de Jesus:
conduzir os homens às pastagens verdejantes e às fontes cristalinas
de onde brota a vida em plenitude. (Jo 10,1-10)

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Intercâmbio - Paróquia São Pedro visita Paróquia Nossa Senhora de Fátima

Está acontecendo na Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Guarapuava, a novena em preparação a festa em honra a Padroeira. Ontem (10), como já é de costume, o Padre Carlos e toda equipe de liturgia, foram gentilmente convidados para participar do sétimo dia da novena.
Durante a homilia, Padre Carlos falou sobre este momento forte que a igreja de Guarapuava está vivendo, que são as Santas Missões Populares. "As missões são o eixo de toda pastoral e movimento, as missões devem estar na catequese, na liturgia, na equipe de cantos, coroinhas, as pastorais e movimentos devem ter este sentido das Santas Missões Populares, que são santas porque a missão não é inventada pelo Papa, pela CNBB ou pelo Bispo, a missão é de Jesus Cristo. São missões porque ninguém de nós vive aqui na terra em vão, todos nós temos uma missão a cumprir, a igreja é missionária, nós somos missionários. São populares porque acontece no meio do povo e conta com todos para que o Reino de Deus realmente seja implantado. Que este momento Eucarístico, que esta missa em preparação a festa da comunidade, seja mais uma ocasião de fortalecimento na vida de vocês,  também nesta adesão a este projeto salvício aqui na diocese de Guarapuava, que são as Santas Missões Populares", ressaltou Padre Carlos.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Quer ter uma Experiência com Deus?

 VAI SER NO COLÉGIO DULCE MASCHIO
Retiro Jovem Dias 21 E 22 DE MAIO DE 2011.

Local do retiro:
Colégio Dulce Maschio
Rua Pe Jandir Luiz Ferrari, s/n Industrial
Guarapuava                                    
Inscrição: R$ 10,00
Limite de menoridade: 15 Anos.









Clique em "Veja mais" para visualizar a ficha de inscrição e a autorização para menores

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Senhor, dá-me desta água

090511Quem neste mundo de Deus já teve muita sede e desejou tomar um copo d’água? É bom beber esse líquido da vida; além de saciar a nossa sede, é sinal de bênção. Precisamos dele não somente para beber, mas para tantas outras necessidades fundamentais para nossa existência.
Jesus, certo dia, fatigado da viagem, encontrava-se com muita sede, e sentou-se à beira do poço de Jacó. Chegando uma mulher samaritana para buscar água nesse local, o Senhor pediu-lhe água, pois, estava sedento. Depois de uma longa conversa com a samaritana, Jesus prometeu-lhe uma água viva, e disse-lhe que quem bebesse desta água, jamais teria sede. Ela respondeu imediatamente:

sábado, 7 de maio de 2011

Feliz Dia das Mães



Dez lemas do viciado em trabalho

 Menu de piadas

01 - Um Viciado em Trabalho não tem quarto........
Tem escritório!
02 - Um Viciado em Trabalho não tem amigos........
Tem contatos!
03 - Um Viciado em Trabalho não tem vida..........
Tem carreira!
04 - Um Viciado em Trabalho não tem sonhos.........
Tem projetos!

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Jesus Peregrino - Liturgia deste final de semana

Acesse o link:
http://www.buscandonovasaguas.com/arq/P03_Jesus_Peregrino.pps

Ser Mãe: missão para a vida!

Não existe a mãe ideal, mas sim a mãe possível e disponível
Os desafios de uma sociedade que passa por mudanças é uma das maiores preocupações trazidas pelas mulheres ao buscarem a maternidade. Inseguranças, desejos, expectativas sobre os filhos, futuro: uma imensidão de pensamentos invade o imaginário das futuras mamães ou daquelas que fazem esse plano. Mas, vamos pensar juntos: será que existe um “modelo ideal de mãe”?

terça-feira, 3 de maio de 2011

Com fé podemos continuar

Com fé nós podemos continuar a caminhar um dia após o outro, confiando na misericórdia de Deus, que nos sustenta e sabe das nossas necessidades mais profundas. João Paulo II, o mais novo beato da Igreja católica, ao ser eleito Papa, dirigiu-se ao povo dizendo: “Não tenhais medo! Abri, melhor, escancarai as portas a Cristo!”.
Vamos então hoje escancarar as portas da nossa vida, da nossa família, de tudo o que temos e somos para que Cristo entre e transforme todas as realidades.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Comunidade São José Operário realiza festa

Procissão com a imagem do Padroeiro
A Comunidade São José Operário realizou ontem (1º), a sua tradicional festa em honra ao seu Padroeiro. Após a procissão com a imagem de São José, Padre Carlos iniciou a Celebração.
Na reflexão do Evangelho Padre Carlos falou da Beatificação do Papa João Paulo II, "uma pessoa que tanto bem fez para a Igreja e continuará fazendo por meio de sua intercessão", ressalta Pe. Carlos.
Falou também sobre o dia do trabalho, "o trabalho que dignifica a pessoa humana, as vezes passando por muitos momentos de turbulência, dificuldades e conflitos, em alguns lugares ainda com muitas explorações, mas a dignidade do trabalho que nos faz também viver a graça do pão partilhado de cada dia".
A liturgia deste segundo domingo da Páscoa teve como tema "A Comunidade", "Quem não participa da comunidade, quem não participa da santa Missa no domingo, tem uma semana diferente, falta o Shalon, falta aquela Paz perfeita e completa", Padre Carlos concluiu parabenizando a todos pelo total empenho em relação aos trabalhos pastorais e o crescimento em geral da comunidade.

Padre Elizeu visita nossa paróquia e reencontra amigos

Para celebrar a Santa Missa  de ontem domingo (1º), recebemos com alegria a agradável visita do Padre Elizeu Nahm. 
Em 2008, na época ainda Seminarista, o Padre Elizeu fez estágio vocacional em nossa paróquia, onde deixou fortes laços de amizade. Com seu jeito simples esteve sempre presente nas pastorais e movimentos, atendendo à todos da mesma forma, sendo assim, a comunidade aprendeu a gostar, respeitar e admirar o seu trabalho.
Obrigado pela visita Padre Elizeu, seja sempre muito bem vindo em nossa paróquia. 

domingo, 1 de maio de 2011

Primeiro de Maio de 2011, a Igreja Beatifica o Papa João Paulo II


Acontece na cidade do Vaticano, a cerimônia de Beatificação do Papa João Paulo II. É a primeira vez na história que um Papa beatifica seu antecessor.  A data de primeiro de maio tem uma série de significados especiais. Primeiro de Maio é o segundo domingo da Páscoa, nesta data a igreja comemora a Festa da Misericórdia. O Mês de Maio é o mês de Maria, o Papa Peregrino foi devoto de Nossa Senhora de Fátima e visitou a basílica várias vezes. João Paulo II foi incentivador da oração do terço e adicionou os mistérios luminosos na oração do Rosário. 

São José Operário

A Igreja, providencialmente, nesta data civil marcada, muitas vezes, por conflitos e revoltas sociais, cristianizou esta festa, isso na presença de mais de 200 mil pessoas na Praça de São Pedro, as quais gritavam alegremente: "Viva Cristo trabalhador, viva os trabalhadores, viva o Papa!" O Papa, em 1955, deu aos trabalhadores um protetor e modelo: São José, o operário de Nazaré.

O santíssimo São José, protetor da Igreja Universal, assumiu este compromisso de não deixar que nenhum trabalhador de fé – do campo, indústria, autônomo ou não, mulher ou homem – esqueça-se de que ao seu lado estão Jesus e Maria.