quarta-feira, 29 de junho de 2011

É Festa! Hoje é dia de São Pedro e São Paulo

Hoje a Igreja celebra com grande devoção a santidade de vida de São Pedro e São Paulo. Considerados os principais líderes da Igreja Cristã Primitiva, tanto pela fé e pregação, como pelo ardor e zelo missionários.
Pedro, que tinha como primeiro nome Simão, era pescador. Foi chamado pelo próprio Jesus e, deixando tudo, seguiu o Mestre, estando presente nos momentos mais importantes da vida do Senhor.
Paulo, um dos grandes mestres da Lei na época, converteu-se à fé cristã no caminho de Damasco, quando o próprio Senhor Ressuscitado lhe apareceu e o chamou para o apostolado. Recebeu o Batismo do Espírito Santo e preparou-se para o ministério. Tornou-se um grande missionário e doutrinador, fundando muitas comunidades.
Clique AQUI para ver a programação da FESTA DO PADROEIRO em nossa paróquia.

FESTA DO PADROEIRO NA PARÓQUIA SÃO PEDRO APÓSTOLO

Clique na imagem para ampliar e ver a Programação completa da Festa do Padroeiro/2011
Você e sua família estão convidados a participar da Festa do Padroeiro São Pedro Apóstolo. 
Celebrações todas as noites 19h30min, também as tradicionais barraquinhas com doces, salgados, o delicioso quentão e muita música ao vivo.
06/07 quarta-feira: Show com Os Pirilampos
07/07 quinta-feira: Show com a dupla Márcio & Willian
08/07 sexta-feira: Show com a dupla Felipe & Kauã
09/07 sábado: Show cultural
10/07 domingo: Animação com Os Pirilampos

Veja abaixo a programação religiosa:
NOVENA EM PREPARAÇÃO A FESTA EM HONRA AO PADROEIRO
SÃO PEDRO APÓSTOLO

DATA

TEMA


CONVIDADOS

29/06
QUARTA-FEIRA


SOLENIDADE DE SÃO PEDRO

MATRIZ SÃO PEDRO

PE. CARLOS

01/07
SEXTA-FEIRA


COROAÇÃO DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

MATRIZ SÃO PEDRO

PE. ITAMAR

02/07
SÁBADO


RESGATE HISTÓRICO DA COMUNIDADE

COM. SÃO SEBASTIÃO

PE. ÂNGELO

03/07
DOMINGO


RESGATE HISTÓRICO DA COMUNIDADE

COM. N. SRA. DO ROCIO

PE. CARLOS

04/07
SEGUNDA-FEIRA


RESGATE HISTÓRICO DO BAIRRO

MATRIZ SÃO PEDRO

PE. MÁRIO

05/07
TERÇA-FEIRA


RESGATE HISTÓRICO DA COMUNIDADE

COM. SÃO JOSÉ OPERÁRIO

PE. ACÁCIO

06/07
QUARTA-FEIRA


RESGATE HISTÓRICO DA PARÓQUIA SÃO PEDRO

PARÓQUIA SÃO LUIZ GONZAGA

PE. OSMAR

07/07
QUINTA-FEIRA


RESGATE HISTÓRICO DA IGREJA (COM.
SÃO PEDRO)

MATRIZ SÃO PEDRO

PE. ELIZEU

08/07
SEXTA-FEIRA


RESGATE HISTÓRICO DAS ESCOLAS

ESCOLA SÃO PEDRO E COLÉGIO DULCE MASCHIO


PE. CARLOS

09/07
SÁBADO


RESGATE HISTÓRICO DA COMUNIDADE

COM. N. SRA. DA GUIA

PE.SÉRCIO

10/07
DOMINGO


HOMENAGEM E RESGATE GERAL

MATRIZ SÃO PEDRO

DOM GIOVANNI

terça-feira, 28 de junho de 2011

Catequese em sintonia

No último domingo (26), aconteceu em nossa Paróquia uma formação com os catequistas, tivemos a presença de 30 catequistas, e nosso amigo seminarista Sidnei Edelberg falou a todos sobre a importância de ser catequista, onde cada um deve fazer com que sua catequese seja envolvente, transformadora e estar sempre em sintonia todos, devem mostrar e ter a unidade em todo o trabalho pastoral dentro da catequese.
Tivemos também a presença de nosso Pároco Padre Carlos, onde falou que a catequese é um espaço que faz sentir a presença de Deus. Colocou também que a CNBB, pensando sobre a catequese, fez com que cada paróquia faça o seu subsídio e trabalhe a sua realidade. Fala-se muito da Palavra de Deus, leitura orante da Palavra, para a experiência de Deus. A catequese é uma celebração, devemos caminhar para que isto aconteça. A catequese é um espaço importantíssimo na fé das pessoas, crianças, adolescentes. Que Deus abençoe a todos os catequistas que estão sempre disponíveis a levar o Cristo!

Texto: Sandra Inês Ramos Ribeiro 
Pascom paroquial

Compartilhando o conhecimento

As crianças estão sempre presentes em nossas celebrações, tem crianças em diversas pastorais e movimentos, são elas na Infância Missionária, na Música, na Catequese entre outras. Mas quem de nós nunca teve vontade de tocar algum instrumento musical. Com o objetivo de incentivar crianças e adolescentes a cantar e tocar nas celebrações, o Pe. Itamar e o Seminarista Sidnei, resolveram dar um empurrãozinho na molecada, repassando os seus conhecimentos na arte de tocar violão.
Parabéns pela idéia e pela iniciativa, bons frutos virão e nosso blog estará acompanhando este novo projeto na paróquia.

Fotos: Daniela Souza
Pascom paroquial

Pe. Carlos escreve para o nosso blog sobre o Mutirão da Solidariedade

PROJETO MUTIRÃO DA SOLIDARIEDADE

A Paróquia São Pedro Apóstolo, Bairro Industrial – Xarquinho – Guarapuava/PR, foi agraciada com o projeto “MUTIRÃO DA SOLIDARIEDADE”. Projeto este pensado e desenvolvido para uma experiência religiosa e social. Quando o Espírito ilumina alguém ou grupo para um projeto de fé e vida precisamos acreditar. Por isso acreditamos quando a proposta foi apresentada pela Coordenadora do Ministério da Promoção Humana do Estado do Paraná, Maria Magdalena Nerone, e com a possibilidade da Paróquia São Pedro Apóstolo abrir as portas para a realização deste projeto piloto. As pastorais e movimentos abraçaram juntos esta iniciativa contando com o apoio e participação de representantes da RCC a nível diocesano e decanal: Antonio Rocha - Coordenador da Promoção Humana da RCC diocesana, Jussara Soares Viviurka - Coord. diocesana da RCC, Cirema Bolino – Coord. da RCC da Paróquia São Pedro Apóstolo e demais lideranças do decanto centro e da Paróquia São Pedro Apóstolo. Este evento deixou evidente que nós, como Igreja precisamos ser ousados, ter criatividades, mostrar mais o rosto da Igreja.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

A Festa de Corpus Christi

A Quinta-feira Santa é o dia da instituição da Eucaristia, mas a lembrança da Paixão e Morte do Salvador não permite uma celebração festiva. Por isso, é na Festa de Corpus Christi que os fiéis agradecem e louvam a Deus pelo inestimável dom da Eucaristia. Nela está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, o próprio Cristo.
A Festa de Corpus Christi surgiu no séc. XIII, na diocese de Liège, na Bélgica, por iniciativa da freira Juliana de Mont Cornillon (†1258), a qual recebia visões nas quais o próprio Jesus lhe pedia uma festa litúrgica anual em honra do sacramento da Eucaristia. Essa santa era priora da Abadia de Cornillon e teve, conforme a tradição, uma visão da Igreja sob a aparência de lua cheia com uma mancha negra, que significada a ausência dessa solenidade. Juliana comunicou esta imagem a Dom Roberto de Thorete, bispo de Liége, também ao douto Dominico Hugh, mais tarde cardeal legado dos Países Baixos e a Jacques Pantaleón, mais tarde o Papa Urbano IV. A Solenidade mundial de Corpus Christi foi decretada em 1264, 6 anos após a morte de irmã Juliana em 1258, com 66 anos. A santa foi canonizada em 1599 pelo Papa Clemente VIII (1592-1605).

Participe nesta quinta-feira da Festa de Corpus Christi


Catedral Nossa Senhora de Belém
Nesta quinta-feira, dia 23 de junho, acontece a festa de Corpus Christi. Em Guarapuava as 7h, haverá Santa Missa na Catedral Nossa Senhora de Belém. 
Após a missa, até as 15h, acontece a adoração ao santíssimo sacramento. Às 15h haverá procissão, saindo da Catedral rumo à Praça da Fé. 
Às 16 da tarde, na praça haverá a celebração especial de Corpus Christi. 
Pede-se aos fiéis que levem um agasalho, um par de calçados ou um kilo de alimento não perecível, para ser doado ao Centro de Apoio à Família.
Em caso de chuva não haverá procissão e a Santa Missa será na Paróquia Santa Terezinha, às 16h.

Fonte: DIOPUAVA

sábado, 18 de junho de 2011

A Festa da Santíssima Trindade

Clique AQUI para ver o resumo animado da liturgia deste final de semana

 A Trindade 
Celebramos neste final de semana a festa da Santíssima Trindade,
Essa festa não um convite para decifrar o "Mistério",
que se esconde por detrás de "um Deus em três pessoas",
mas uma oportunidade para contemplar nosso Deus,
e purificar o nosso coração das falsas idéias de Deus.
O Deus cristão não é solitário, é amor, é família, é comunidade e
criou os homens para os fazer comungar nesse mistério de amor. 
Não é fácil falar de Deus... pela sua grandeza, pela nossa pequenez e
pela idéia que nos passaram na infância, de que esse "Mistério"
é uma coisa difícil que não podemos entender.
Esse Mistério é tão sublime que nunca poderemos compreender em plenitude,
mas podemos e devemos crescer no seu conhecimento...

quarta-feira, 15 de junho de 2011

I Mutirão da Solidariedade

Neste último domingo (12) dia de Pentecostes, aconteceu na Paróquia São Pedro Apóstolo, o I Mutirão da Solidariedade, um projeto piloto promovido pela Renovação Carismática Católica de Guarapuava e o Ministério de Promoção Humana, com o apoio de todas as pastorais e movimentos.
Foi um domingo diferente em nossa comunidade, com muitas atividades desenvolvidas, o mutirão teve inicio com a Santa Missa, em seguida as mulheres da comunidade foram convidadas a participar de uma palestra de alto estima com a Professora Madalena Nerone, durante a palestra houve dimânicas e sorteio de brindes.
Na parte da tarde teve bazar de roupas, cortes de cabelo, ouvidoria em diversas áreas com encaminhamentos, sala da misericórdia, evangelização com as crianças e músicas, também os jovens saíram fazer evangelização nas casas e convidar a comunidade para o Mutirão.
As 16h houve uma atividade com as crianças que se caracterizaram, cantaram um poema, plantaram flores seguindo o tema da Campanha da Fraternidade 2011 - “Fraternidade e a vida no planeta”.
Esse dia de festa encerrou-se com um grande Grupo de Oração na Paróquia.
Agradecemos a todas as pastorais e movimentos da Paróquia que juntos abraçaram este projeto contribuindo de uma forma ou de outra. Também agradecemos a todos da R.C.C. que vieram das demais paróquias e comunidades para colaborar.

Texto e fotos: Daniela de Souza
Pascom paroquial

terça-feira, 14 de junho de 2011

Sugestão para Casamento caipira

Casamento caipira

Personagens:
- Chiquinha (noiva)
- Fravinho (noivo)
- Nhô Bento (pai da Chiquinha)
- Nhá Rita (mãe da Chiquinha)
- Nhô Pedro (pai do Flavinho)
- Nhá Dita (mãe do Flavinho)
- Reginardo – irmão 1 da Chiquinha
- Abelardo – irmão 2 da Chiquinha
- Padre
- Convidados do casamento


NARRADOR – Lá pras banda do paior grande havia uma moça pra lá de bunita chamada de Chiquinha.
(Chiquinha entra e senta num pedaço de tronco de árvore)
 
NARRADOR – Todas tarde a Chiquinha se assentava pra ouvir os passarinho cantá.
(Sonoplastia: canto de passarinhos)

 
NARRADOR – Por ali também morava o Fravinho.
(Entra o Fravinho)

segunda-feira, 13 de junho de 2011

AMIGOS SOLIDÁRIOS EM VISTA DO BEM

LOUVADO SEJA O NOSSO SENHOR JESUS CRISTO!
No dia 11 de junho de 2011, os amigos solidários da Paróquia São Pedro Apóstolo realizaram a coleta de alimentos. Um grupo de aproximadamente trinta pessoas esteve à frente das atividades. O intuito deste projeto é promover a dignidade, dando apoio às famílias que se encontram com dificuldades, ou que por algum motivo necessitam de uma atenção especial.
         Inicialmente, gostaríamos de dizer que somos muito gratos pela colaboração das pessoas que nos ajudam diretamente. São pessoas voluntárias que dedicam um pouco de seu tempo, visitando as casas e realizando a coleta. A alegria invade o coração das pessoas, em especial quando chegam nas casas e recebem um pouco de amor das pessoas.
         Gostaria de expressar minha alegria dizendo àqueles que doam, que possam receber as bênçãos de Deus, justamente porque com as vossas doações estamos ajudando muitas famílias carentes da nossa comunidade. Por isso, continuem a nos ajudar e aqueles que ainda não fazem parte dos amigos solidários, sintam-se convidados a participar neste projeto do bem comum.
            Obrigado a todos os que nos ajudam, tanto doadores, bem como os que ajudam na arrecadação. O fato de ir de casa em casa é uma experiência belíssima, sinal de amor e gratidão pelos que necessitam de ajuda. Toda a comunidade sinta-se convidada a conhecer este projeto que está mudando o rosto de muitas pessoas.
É a intenção, e não a doação, que faz o doador. Portanto. Sejamos irmãos a cada dia solidários com o nosso próximo. Que Cristo nos fortaleça em nossa missão e que possamos ser sempre solidários. Um muito obrigado a todos os que nos ajudam. Que Deus nos abençoe.

AMIGOS SOLIDÁRIOS.
SEMINARISTA: SIDNEI EDELBERG

FOTOBLOG: Missa de Pentecostes

 
Infância Missionária

Dia de Santo Antônio

Neste dia, celebramos a memória do popular santo – doutor da Igreja – que nasceu em Lisboa, em 1195, e morreu nas vizinhanças da cidade de Pádua, na Itália, em 1231, por isso é conhecido como Santo Antônio de Lisboa ou de Pádua. O nome de batismo dele era Fernando de Bulhões y Taveira de Azevedo.

Ainda jovem pertenceu à Ordem dos Cônegos Regulares, tanto que pôde estudar Filosofia e Teologia, em Coimbra, até ser ordenado sacerdote. Não encontrou dificuldade nos estudos, porque era de inteligência e memória formidáveis, acompanhadas por grande zelo apostólico e santidade. Aconteceu que em Portugal, onde estava, Antônio conheceu a família dos Franciscanos, que não só o encantou pelo testemunho dos mártires em Marrocos, como também o arrastou para a vida itinerante na santa pobreza, uma vez que também queria testemunhar Jesus com todas as forças.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

PENTECOSTES

Clique AQUI para ver um resumo animado da Liturgia deste final de semana, na qual celebramos Pentecostes.

2º Grupo de Divulgadores

Estamos trabalhando para divulgarmos a Palavra de Deus,  nossos blogs são instrumentos de EVANGELIZAÇÃO, não buscamos números de seguidores para fazer bonito... buscamos atingir o maior número de pessoas para que possamos anunciar e testemunhar JESUS!
É isso aí!  Vamos trabalhar...
 
http://adelinovieira.blogspot.com
http://catequesedocoracaodejesus.blogspot.com
http://catequeseparavida.blogspot.com
http://catequistadecca.blogspot.com
http://elanycatequista.blogspot.com
http://escoladafecasaforte.blogspot.com
http://pspedrogpuava.blogspot.com
http://semeandocatequese.blogspot.com/
http://sentidomaior.blogspot.com
http://tiapaulalimeira.blogspot.com

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Vem aí o Mutirão da Solidariedade!

Domingo, dia 12 de junho acontecerá o I Mutirão da Solidariedade, trata-se de um programa piloto, multiministerial, promovido pelo Ministério da promoção Humana e a Renovação Carismática Católica, no qual a Paróquia São Pedro Apóstolo será a primeira a receber este programa. Para isso disponibilizou todo o seu espaço físico, pastorais e movimentos.
Com o objetivo de promover o amor e a solidariedade, serão desenvolvidas diversas atividades nas áreas Social, da Saúde e de Ciências Humanas, bem como: na parte da manhã, logo após a Santa Missa uma palestra com as mulheres do bairro; no período da tarde haverá: sala da ouvidoria, onde os problemas serão ouvidos e encaminhados às autoridades competentes; sala da misericórdia, com os ministérios de intercessão, cura e libertação; atrações musicais; teatro; bazar com roupas e demais objetos arrecadados; plantio de árvores; entre outras atividades.
O evento encerra às 18h com um grande Grupo de Oração.

terça-feira, 7 de junho de 2011

71 Jovens recebem o Sacramento da Crisma

No último domingo (05), dia da solenidade da Ascensão do Senhor e Dia Mundial das Comunicações Sociais, nossa Paróquia contou com a presença do Reverendíssimo Dom Antonio Wagner, Bispo da nossa Diocese, que veio celebrar o sacramento da Confirmação a setenta e um jovens. Foi um momento especial, pois esses jovens foram carinhosamente preparados pelos catequistas, que fizeram uma caminhada de dois anos juntos, onde refletiram sobre o trabalho que a Igreja Católica desempenha na vida de todos. Foi uma celebração tranquila e participativa, todos puderam ver e refletir sobre a Missão dos batizados na Igreja. Dom Wagner ressaltou a importância que cada jovem tem dentro da Igreja e falou a respeito das Santas Missões Populares, que está bem declarado no Evangelho que a liturgia celebrou neste final de semana, onde Jesus mostra claramente a nossa Missão “Ide, fazei discípulos meus!” tema das Santas Missões Populares em nossa diocese. Agradecemos a Deus pela oportunidade de termos os sacramentos, principalmente este sacramento da Confirmação, que leva cada crismado ao serviço de pessoas adultas na fé para a edificação da Igreja.

Texto: Sandra Inês Ramos Ribeiro
Fotos: Kiko Fotógrafo

Festa Junina na Comunidade Nossa Senhora do Rocio

A Comunidade Nossa Senhora do Rocio em Guarapuava, realizará a sua tradicional FESTA JUNINA, será no dia 18 de junho a partir das 18h.
Participe você e toda a sua família, haverá dança da quadrilha e casamento caipira. Você ainda poderá saborear as comidas típicas da época, como: pastel, quentão, cachorro quente, pinhão entre outros.

1º Grupo de Divulgadores

Aqui está a listagem do nosso Grupo de Catequistas Unidos!
Vocês são enviados de Deus!  Escolhidos a dedo!!!
Que Jesus abençoe o ministério de cada um! 

Estamos trabalhando para divulgarmos a Palavra de Deus,  nossos blogs são instrumentos de EVANGELIZAÇÃO, não buscamos números de seguidores para fazer bonito... buscamos atingir o maior número de pessoas para que possamos anunciar e testemunhar JESUS!
É isso aí!  Vamos trabalhar...
http://jardimdafe.blogspot.com
http://blogjonathancruz.blogspot.com
http://catequesecasaforte.blogspot.com
http://catequeseinfantojuvenil.blogspot.com
http://catequeseemrede.blogspot.com
www.catequesedeeucaristia.blogspot.com
http://lucianemaria.blogspot.com
http://silvanetygmdavid.blogspot.com
http://catequesekids.blogspot.com
http://imaculadacintra.blogspot.com
http://aprendendoasercatequista.blogspot.com
http://cocalnatividade.blogspot.com
http://catequesecaminhando.blogspot.com
http://amandoacatequese.blogspot.com
http://blogdaprecatequese.blogspot.com
http://catequesisguadalupana.blogspot.com
http://paozinhodoceumaria.blogspot.com
http://deusnaminhafamilia.blogspot.com
http://ericamagropires.blogspot.com
http://catequistaroberto.blogspot.com 

Vamos divulgar o seu Blog?

Hoje recebi este selinho do meu amigo Roberto do Blog do Catequista Roberto , que faz parte de uma linda iniciativa do blog Catequese na Net para divulgar os blogs católicos na Web., .
Convido a todos a participar desta campanha de divulgação e promoção do catolicismo na Rede. Clique AQUI para ler as instruções e deixe seu comentário.

Eu presenteio com este selinho os seguintes blogs:

sábado, 4 de junho de 2011

Seminarista Sidnei fala sobre o Dia Mundial das Comunicações Sociais

COMUNICAÇÃO: ESPAÇO DE SENTIMENTO OU AMOR?

Olá queridos irmãos. Neste domingo dia 05 de junho de 2011 em que celebramos a Ascensão do Senhor acontece também uma celebração muito importante para a Igreja, que é o Dia Mundial das Comunicações Sociais. Este dia foi instituído pelo Documento Inter Mirifica, do Concílio Vaticano II (1962-1965). É um dia em que toda a Igreja é convocada a refletir em comunidade sobre a questão da comunicação, importantíssima para o momento que estamos vivendo na sociedade.
Este ano o tema escolhido para a reflexão é: VERDADE, ANÚNCIO E AUTENTICIDADE DE VIDA NA ERA DIGITAL. O intuito é alertar as pessoas a terem sempre um olhar crítico sobre o setor da comunicação, em especial no que diz respeito à era digital. O tema ajuda a refletir o quanto a Igreja está preocupada com as pessoas, especialmente com aqueles que estão em contato direto com a era digital. Outro objetivo também é chamar os cristãos a tomarem uma atitude de respeito perante os meios de comunicação social, com carinho quando se faz uso para fins particulares.

Fotoblog: Aniversário do Pe. Itamar - 03/06/2011


sexta-feira, 3 de junho de 2011

Padre Itamar é o aniversariante do dia


Aniversário é data muito importante, qualquer que seja a idade, homem ou mulher! É data de rever tempos idos e vividos! É tempo de programar-se, de propor-se objetivos!
Melhor ainda quando pessoa adulta, realizada, de bem com a vida!
Assim é Padre Itamar Abreu Turco, que faz aniversário hoje. Olhando o passado vê que escolheu o caminho certo, não tem medo de andar por atalhos inviáveis. Sabe que seus caminhos, longe de dar em nada, encontram-se neles muitas paradas que exigem dele muita atenção, compreensão, decisões certas. E ele as tem para todas as horas.
Transplantado para o terreno fértil, distante do lar e dos amigos, fez novos amigos, encontrou receptividade para seus objetivos! E como é bom vê-lo ligar o ontem e o hoje; vê-lo inculturar o Evangelho e dar sentido atual e concreto à Palavra de Deus.
Obrigado, Senhor, por tê-lo colocado em nosso meio. Obrigado Padre Itamar, por ter ouvido e aceitado o chamado de Deus para nossa humilde paróquia. Que Maria acompanhe todos seus passos. Que Jesus continue propondo-lhe caminhos paralelos ao Dele, para que você sempre veja e pregue a Verdade, para que todos tenham vida e a tenham em abundância!  
Em nome de todos os paroquianos, através deste blog, desejamos-lhe um  
Feliz Aniversário!