sábado, 30 de julho de 2011

O Pão Partilhado

Clique AQUI para ver um resumo animado da Liturgia deste final de semana.


Ao redor de uma mesa, acontecem fatos importantes

na vida das pessoas, das famílias e dos povos...

É momento de encontro, de fraternidade, de comunhão...

Comunica-se a alegria de um nascimento ou de um casamento; fortalece-se a amizade, estabelecem-se

contatos de trabalho e celebram-se ritos oficiais.



A Liturgia nos convida a sentar à mesa, que o próprio Deus preparou,

e onde nos oferece gratuitamente o alimento, que sacia a nossa fome

de vida, de felicidade, de eternidade.



Na 1ª leitura, Deus convida a uma MESA farta e gratuita

o povo faminto e sofredor, que estava no exílio.

"Venham matar a sede e comprar sem ter dinheiro

comer sem pagar, beber vinho e leite à vontade". (Is 55,1-3)


sexta-feira, 29 de julho de 2011

Semana Nacional da Família em Guarapuava

Neste ano de 2011 a Semana Nacional da Família terá o tema “Familia: nossa missão é evangelizar” e acontecerá de 13 a 20 de agosto.
A abertura em Guarapuava, no dia 13, acontecerá nas paróquias, nas missas do período da noite. Na Paróquia São Pedro Apóstolo sempre às 19h30min.
A coordenação da Pastoral Familiar sugere, para a semana, que seja adotado o seguinte cronograma:
CRONOGRAMA DA SEMANA
DIA
TEMA
Sugestão Gesto Concreto
13/08
Os desígnios de DEUS para a pessoa
Arroz
14/08
Os desígnios de DEUS sobre o matrimônio e a família
Açúcar
15/08
Homem e mulher DEUS os criou
Óleo
16/08
A pessoa se realiza na comunhão
Trigo
17/08
Família geradora de uma sociedade nova
Leite cx de 1lt
18/08
Família como rede de solidariedade
Feijão
19/08
Políticas públicas que valorizam a família
Macarrão
20/08
A espiritualidade do acolhimento e da adoção
Remédios

A coordenação também sugere a motivação e envolvimento de toda a comunidade, escolas, movimentos, pastorais, e capelas.
Em Guarapuava o encerramento se dará no domingo (21) com carreata saindo das paróquias em direção ao Parque do Lago, da Paróquia São Pedro Apóstolo a carreata sairá às 13h, para chegarem no local às 14h30min.
Às 15h, a carreata prossegue, do Parque do Lago à Catedral Nossa Senhora de Belém, onde às 16h acontecerá a missa de encerramento.
Fonte: DIOPUAVA 

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Um resumo do 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação

                                                                                                  Foto: Luana Kaminski
     Coração e alma preparados, braços abertos para receber os visitantes. O Rio sediou e "abraçou" o 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), que teve a abertura no domingo, dia 17 de julho, com uma Celebração Eucarística, às 16h, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, na PUC-Rio.
     Participantes de todos os cantos do país e do mundo estiveram reunidos até o dia 22 para refletir sobre os desafios e o futuro da comunicação no Campus da PUC-Rio.
      O tema tratado neste ano foi "Comunicação e vida: diversidade e mobilidades". Segundo o coordenador acadêmico do 7º Muticom, professor Miguel Pereira, o objetivo foi "motivar as comunidades brasileiras a refletirem sobre a comunicação relacionada com a vida cotidiana e suas expressões, que acolhem a diversidade que somos e as mobilidades que experimentamos na cultura contemporânea".
     A conferência de abertura, referente ao tema do encontro, foi ministrada pelo professores da Fundação Entedello Spettacolo de Roma, monsenhor Dario Vigano.
     Durante a semana em que aconteceu, no período da manhã houve painéis temáticos, nos quais foram discutidos os caminhos e desafios da comunicação, tanto na Igreja, quanto no mundo. Entre os conferencistas estiveram o presidente do Conselho Pontifício de Comunicação Social, Dom Claudio Maria Celli, o cineasta Cacá Diegues, o diretor da Central Globo de Comunicação, Luiz Erlanger, e o jornalista e apresentador da Globo News André Trigueiro.
     À tarde, os inscritos puderam participar das oficinas técnicas, gerenciais ou pastorais, ministradas por professores da PUC-Rio e de instituições de todo o Brasil. Foram aulas práticas, com conteúdos pensados para melhorar a comunicação nas comunidades, em diferentes mídias. Além das oficinas, os grupos de trabalho foram espaços para discussões teóricas relacionadas à comunicação na igreja.
     Outra grande oportunidade de aprendizado foram as oficinas-visita, que, além de permitirem que os alunos conhecessem um pouco mais da cidade do Rio de Janeiro, estiveram focadas em veículos ou espaços de comunicação que existem na cidade. As opções incluiram desde o Projac ou polo de Cinema e Vídeo até os veículos de comunicação das favelas da Rocinha, Complexo da Maré e Complexo do Alemão.

sábado, 23 de julho de 2011

Dom Orani preside a Missa de encerramento do Muticom

Dom Orani João Tempesta, Bispo da Arquidiocese do Rio de Janeiro presidiu  ontem (22), a missa de encerramento do MUTICOM-2011. Durante sua homilia fez um balanço sobre o evento, a participação das pessoas do Brasil inteiro; sobre os conhecimentos adquiridos; experiências compartilhadas; sobre as visitas guiadas e direcionadas.
Nos próximos artigos estaremos repercutindo diversos assuntos relacionados ao  Mutirão Brasileiro de Comunicação.
Daqui a poucos instantes, nossa equipe da Diocese se despede da cidade maravilhosa embarcando para Guarapuava.
                          Foto: Reinaldo Fonseca - Vista panorâmica do Rio de Janeiro registrado do Cristo Redentor

Foto: Reinaldo Fonseca

sexta-feira, 22 de julho de 2011

No último dia de Muticom, show de música e de comédia

 As bandas Em nome do Pai, Canto Novo e Mágico Encontro<BR>
sobem ao palco juntas para a confraternização
As bandas Em nome do Pai, Canto Novo e Mágico Encontro
sobem ao palco juntas para a confraternização


Para encerrar o último dia de atividades do 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), a receita foi uma mistura de músicas e risadas. Se apresentaram, no espaço OraH, as bandas Em nome do Pai, Canto Novo e Mágico Encontro. Logo depois, foi a vez da apresentação de Stand Up Comedy com o show que faz parte do projeto “Rir é um Santo Remédio”.

Uma mistura de pop e rock provocou as palmas e a cantoria da plateia animada. O Irmão João Maria, que já tinha visto apresentações das bandas em paróquias e em outros eventos católicos, veio do Complexo da Maré para o último dia do Muticom.

- Depois de toda informação que recebemos durante o Muticom, é muito válido estar presenciando este show cheio de espiritualidade como uma das formas de encerramento – disse ele.


 Fábio Borges provoca gargalhas em show de Stand Up
Fábio Borges provoca gargalhas em show de Stand Up


O seminarista ficou para o show de Stand Up e foi um dos mais empolgados com a apresentação de Fábio Borges. O dentista e bombeiro cativou o público, que deu muitas gargalhadas com piadas sobre o cotidiano da vida na Igreja.

- Eu descobri uma maneira de utilizar o lado engraçado de observações cômicas para evangelizar. Brinco muito com as coisas da Igreja Católica, mas de uma forma catequética – contou Fábio



quinta-feira, 21 de julho de 2011

MUTICOM RJ - Jovens, novas comunidades e redes sociais

            Foto: Reinaldo Fonseca         
 PUC-Rio, local onde está montado os estandes católicos de rádios, TVs, livrarias etc.
Começou às 9hs o quinto dia do Muticom, na PUC do Rio de Janeiro. Segundo conversas paralelas a nossa equipe da diocese de Guarapuava é o maior grupo organizado que participa deste encontro. A tarde continua as oficinas gerenciais, pastorais e técnicas. Neste momento está acontecendo os painéis, eu estou em um dos painéis que acontece no ginásio da PUC, o tema é JOVENS, NOVAS COMUNIDADES E REDES SOCIAIS.
Está sendo discutido as novas configurações das relações sociais. O lugar dos jovens na construção da sociabilidade contemporânea. O futuro da comunicação.
Os conferencistas são: Santuza Naves, professora do Departamento de Sociologia e Política da PUC-RIO; Silvia Ramos, Cientista Social da Universidade Cândido Mendes; Ricardo Chagas, Consultor educacional; e Adriana Braga, professora do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio. O encontro de agora está sendo moderado pelo Cônego Djalma Rodrigues de Andrade, Reitor da Igreja do Sagrado Coração de Jesus da PUC-Rio.

Reinaldo Fonseca
Pascom Paroquial
Direto do Muticom PUC-Rio

quarta-feira, 20 de julho de 2011

MUTICOM RJ - Daqui a pouco Padre Fábio de Mello no Muticom

Prédio da PUC-RIO                                   Foto: Reinaldo Fonseca

Prêmios da CNBB serão entregues hoje

Daqui a pouco tem a entrega dos Prêmios de Comunicação da CNBB, no Ginásio da PUC-Rio, contará com a presença do Padre Fábio de Mello e das atrizes Camila Pitanga e Letícia Sabatella. O Prêmio reconhece produções que contemplam valores humanos, cristãos e éticos. 
O ginásio encontra-se lotado, todos na expectativa para logo após a cerimônia ouvir as belas canções do Padre Fábio de Mello.

Lágoa Rodrigo de Freitas                          Foto: Reinaldo Fonseca

MUTICOM 2011 RJ -Comunicação como processo de valorização da vida

Vista do Prédio da PUC-RJ 
Olá Leitores! Olá Guarapuava! Com informações direto da PUC-RIO, onde acontece o Sétimo Mutirão de Comunicação, Comunicação e Vida: Diversidade e Mobilidades.
Pessoas de diferentes etnias, várias localidades do Brasil, cada um com a sua realidade, a sua perspectiva, sua dificuldade, porém, com objetivos semelhantes.
Neste momento está quase no final os painéis (mesa com palestras). Estou no painel I, onde o tema é Comunicação como Processo de valorização da vida, onde os participantes estão elaborando perguntas para os conferencistas.
Este tema nos fala da comunicação como centro da vida humana. Processos de constituição dos sujeitos nas relações existenciais cotidianas. O amor como natureza primeira da vida humana. O lugar de Deus e do ambiente no desenvolvimento do homem e das sociedades. 
Os conferencistas deste tema são: Padre Josafá Carlos de Siqueira, SJ., Reitor da PUC-RIO; André Trigueiro, professor do departamento de comunicação social da PUC-RIO e Jornalista da Globo news; e Joel Birman, professor do instituto de Psicologia da UFRJ.

Reinaldo Fonseca
Pascom Paroquial
Direto da PUC do Rio de Janeiro

MUTICOM RJ - Missa e Show encerram o terceiro dia do Muticom

Os trabalhos do terceiro dia do Muticom foram encerrados com a Celebração Eucarística com Laudes. Às 18h30m, de 19 de julho, os participantes entregaram para Deus as experiências trocadas e o conhecimento adquirido durante todo o dia.
A missa foi presidida pelo Bispo de Guarapuava (Paraná), Dom Antônio Wagner da Silva.
Durante a homilia ele destacou que a Palavra de Deus na celebração do dia mostra a confiança que todo cristão deve ter em Deus. Também falou sobre a importância de viver a proposta de vida trazida por Jesus Cristo.
- Hoje o Evangelho nos mostra que quando Jesus é lembrado que seus irmãos e sua mãe estavam ali, Ele pergunta: afinal quem são? E completa dizendo “eis minha mãe e meus irmãos, pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai que estás no céu esse é meu irmão, meu pai e minha mãe”.
Ele destacou ainda que Jesus está ao lado de cada cristão e, por isso, não se deve temer as situações adversas. Dom Antonio Wagner levou para os presentes uma situação que aconteceu durante a oficina em que ele participou na parte da tarde, no Muticom.
- Durante uma oficina alguém dizia que enquanto batizados somos todos profetas. A verdade não é que pelo batismo sejamos profetas, somos mais do que chamados, somos introduzidos a uma nova família. Mas para que sejamos de fato profetas de um tempo novo é preciso que entremos na família de Jesus. Aquele que faz a vontade do
Pai que está nos céus, esse é da família, afirmou o bispo.
Logo após a missa, os participantes do Muticom tiveram a oportunidade de ouvir uma das bandas que representa a cultura carioca. O show do Farofa Carioca aconteceu no Anfiteatro e reuniu centenas de pessoas, que mesmo após um dia inteiro de reflexões e debates, tiveram disposição para cantar e se divertir.
O vocalista da banda, Mario Brother, elogiou a iniciativa do evento e agradeceu a oportunidade de poder participar levando a comunicação através da música. Católico, ele se emocionou ao rever amigos do início de sua caminhada na Igreja. E garantiu que através de uma música de qualidade, estará sempre levando mensagens positivas para seu público.
O show contou ainda com a participação do Coordenador geral do evento. Padre Omar Raposo cantou junto com a banda o hino do Sétimo Mutirão Brasileiro de Comunicação e deu uma bênção aos presentes, que rezaram de mãos dadas, a oração do Pai Nosso.

MUTICOM RJ - PRIMEIRO DIA DAS OFICINAS GERENCIAIS, PASTORAIS E TÉCNICAS

Ontem (19), foi o primeiro dia das oficinas gerenciais, pastorais e técnicas.
As oficinas trabalhadas ontem foram:
- cineclubismo; Rádio Comunitária democratizando a Comunicação e a Sociedade; Assessoria de Imprensa; Blogs, sites, portais; Media Training; Mídias sociais - estratégias de evangelização pelas redes sociais; Publicidade e Propaganda; Técnicas de locução em rádio; terceiro setor e os meios de comunicação social; texto jornalístico; Workshop Vocal;  Uma revista a serviço da igreja na era da comunicação; A comunicação feita pelo escritório paroquial; Planejamento executivo de shows e eventos católicos; Estratégias comunicativas nos profetas do antigo testamento; Igreja católica e comunicação social - balanço e desafios; Leitura interativa da bíblia; mobilidade religiosa e ação pastoral; e Workshop de áudio.

Reinaldo Fonseca
Pascom Paroquial
Direto da PUC-RIO DE JANEIRO


terça-feira, 19 de julho de 2011

MUTICOM - Dom Wagner preside a Oração do Ângelus no RJ

Todos os dias acontece a Oração do Ângelus no Cristo Redentor no Rio de Janeiro, hoje ao meio-dia, nosso Bispo Diocesano Dom Wagner foi quem presidiu a oração.

Com transmissão ao vivo pela Rede Católica de Rádio, Rádio Catedral do Rio de Janeiro e também a Rádio Cultura de Guarapuava.

Momentos do MUTICOM 2011 RIO DE JANEIRO

Dependências da PUC-Rio
Continuamos com informações em tempo real direto do Muticom - PUC RJ.
No primeiro painel de hoje fala sobre a vida captada e narrada pelos meios de comunicação. Realidade e ficção. a interpretação e os pontos de vista. A riqueza dos olhares e do diálogo. Ver, ouvir, sentir e estar no mundo.
Neste momento começou a segunda parte do painel de hoje, com a professora Moira Toledo da Fundação Armando Álvares Penteado. Na primeira parte tivemos palestras dos conferencistas: Carlos Diegues, cineasta; Marcelo Canellas, jornalista da Rede Globo de televisão. Marcelo Canelas: “Quando propus a pauta sobre a fome me disseram um não na redação. Demorei quatro anos para receber um sim, eu fiz tudo, eu mesmo editei e consegui. No jornalismo, a redação é um ambiente de conflito," ressalta Canelas referindo-se uma de suas reportagens sobre a fome no Brasil em 2001, que gerou grande audiência na época e gera até hoje quando é reprisada.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

MUTICOM 2011 RJ - Fuzibossa traz animação carioca para os participantes do evento

A primeira noite do Muticom ONTEM (17), foi encerrada com a música e animação típica dos cariocas. A apresentação da Banda Fuzibossa, formada por músicos do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha Brasileira, empolgou os participantes pelo repertório diversificado, que foi da bossa nova ao forró. Entre os sucessos que mais animaram o público estavam músicas de artistas da MPB, como Djavan e Jorge Vercilo, e até do rock nacional, como a Banda Jota Quest.

Fonte: MUTICOM
Reinaldo Fonseca
PASCOM PAROQUIAL
MUTICOM - RJ

MUTICOM 2011 - RIO DE JANEIRO

Olá Amigos!
 
Após 18 horas de viajem, ontem (17) chegamos a Cidade Maravilhosa, para participar do MUTICOM 2011 (7º Mutirão Brasileiro de Comunicação), que acontece na PUC - Pontíficia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
O tema deste ano é COMUNICAÇÃO E VIDA: DIVERSIDADE E MOBILIDADES.
Saímos de Guarapuava no sábado a tarde em um grupo com dezenas de pessoas, todas ligadas de alguma forma com a área da COMUNICAÇÃO na igreja católica, bem como, Padres, jornalistas, universitários, radialistas e agentes e coordenadores da PASCOM. Também está presente o nosso Bispo Diocesano Dom Wagner. Da Paróquia São Pedro Apóstolo estamos em três pessoas; Eu, mais o Pe. Carlos e o Pe. Itamar.
Ontem, após a Santa Missa tivemos a solenidade de abertura no ginásio da PUC, com a participação de Bispos de outras dioceses e demais autoridades, em seguida apresentação da Banda Fuzibossa.
Grande abraço a todos que acompanham o nosso blog, em especial aos leitores Guarapuavanos, em breve mais informações do MUTICOM no Rio de Janeiro aqui em nosso blog.
Saiba mais no site do MUTICOM 2011

Reinaldo Fonseca
Pascom Paroquial

domingo, 10 de julho de 2011

Missa presidida por Dom Giovanni dá início ao Dia Festivo

Chegou o dia de nossa grande Festa do Padroeiro. Foi com grande alegria que a nossa comunidade acolheu hoje para presidir a Celebração, Dom Giovanni Zerbini, Bispo Emérito da Diocese de Guarapuava. Dom Giovanni é o terceiro Bispo da história de nossa diocese, inclusive no último dia 29, dia de São Pedro, Dom Giovanni comemorou 55 anos de Sacerdócio e também de permanência no Brasil.

A Pastoral Vocacional dinamizou o momento do Glória utilizando balões

Nóis é memo caipira, mais nóis semo inté feliz

Na Festa de São Pedro não pode faltar a DANÇA DA QUADRILHA e a QUEIMA DA FOGUEIRA. Como já é tradição em nossa paróquia, na noite de sábado que antecede a festa, os adultos realizam este evento que é uma verdadeira festa a parte. 
Nem precisou se fantasiar muito, afinal, "Nóis é memo caipira, mais nóis semo inté feliz".
Reinaldo Fonseca

Pe. Sércio e a Comunidade N. Sra. da Guia encerram a Novena

 Tema: Resgate Histórico da Comunidade Nossa Senhora da Guia
Pe. Sércio e a Comunidade N. Sra. da Guia
Com a Igreja lotada ontem (09), o Pe. Sércio e a Comunidade Nossa Senhora da Guia encerraram a novena em preparação à Festa do nosso Padroeiro São Pedro Apóstolo. Das Comunidades que pertencem a nossa paróquia esta é a mais nova, Padre Sércio, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, foi quem celebrou a primeira missa nesta comunidade, na época ainda não existia capela, a missa foi celebrada no barracão de uma oficina mecânica que lá existia.
 =======================================
A Pastoral do Dízimo dinamizou expressando as 3 diferentes dimensões do dízimo: religiosa, social e missionária

sábado, 9 de julho de 2011

Fotoblog: Momentos de nossa Festa - 08/07/2011 sexta-feira

Tema: Resgate Histórico da Escola São Pedro e do Colégio Dulce Maschio

Representantes da Escola São Pedro e do Colégio Dulce Maschio
Celebração: Pe. Carlos e equipe
Voluntários que fazem dos BINGUINHOS uma grande festa

Fotoblog: Momentos de nossa Festa - 07/07/2011 quinta-feira

Tema: Resgate Histórico do ínício da Comunidade São Pedro
Nesse dia tivemos a visita do Pe. Elizeu (esq), que em 2008 fez estágio em nossa paróquia, onde conquistou muitas amizades, em maio deste ano Pe. Elizeu tomou posse como Pároco na Paróquia Nossa Senhora de Belém, em Reserva do Iguaçu.

Tivemos a presença do GBRV Grupos Bíblicos de Reflexão e Vivência, com a participação de todos os setores nos quais são subdivididos