domingo, 6 de novembro de 2011

Todo direito emana do povo

Esta nas mãos do povo a melhoria de Guarapuava! Foi lançado pelo Conselho Popular de Guarapuava e o Observatório Social (órgãos não partidários) o "abaixo assinado", que pede a redução do repasse orçamentário da prefeitura para a Câmara dos Vereadores de 6% para 3,3%, considerando a proporcionalidade populacional. Essa redução vai acarretar uma economia de R$ 5 milhões de reais ao ano. Outro pedido do abaixo assinado é para tornar aberto o voto dos vereadores nas sessões ordinárias e extraordinárias do Poder Legislativo de Guarapuava, dando maior visibilidade ao trabalho desempenhado.
Esta Consulta Popular tem fundamentação jurídica e necessita que 5% do eleitorado do município estejam de acordo. Você já assinou? Em nosso bairro o abaixo assinado se encontra na Paróquia São Pedro Apóstolo. Faça parte você também da história de Guarapuava.
Pe. Itamar Turco
Fonte: Jornal Apóstolo

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

As Famílias em unidade

A Pastoral Familiar continua se encontrando e evangelizando as famílias de nossa comunidade, na última segunda (31), foram o casal Lecy e Dirlene que acolheram todos os casais em sua casa, na oportunidade estavam presentes os três casais do decanato centro que assessoram a Pastoral Familiar aqui na matriz São Pedro.
Durante os encontros são trabalhados temas relacionados à vida familiar, resgatando a realidade humana e conhecendo a realidade de cada família, com o objetivo de interagir com as famílias os encontros são realizados na casa dos casais, pois é na família que tudo começa informou Ademilson Coelho (vice-coordenador).
Atualmente a pastoral conta com 05 casais, sob a coordenação do casal Luis e Ivone, é um grupo pequeno mais todos colaboram muito, ressaltou Ademilson.
O senhor Rosmar falou que é o 1º grupo que ele participa, que sempre participou e colaborou, mas atuante numa pastoral é a primeira experiência, e sua participação tem sido muito positiva.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Nosso blog completa o 1º aniversário

Com o surgimento de novos e grandes desafios à Evangelização, são necessárias novas respostas da própria Igreja. Assim, se faz necessário o uso das novas tecnologias como meio eficaz, para que o Evangelho chegue a muitos lares e em diversos lugares. No dia 03 de novembro de 2010, nossa paróquia lançava a sua página na internet, com a postagem do primeiro artigo em Nosso Blog.
Um blog que não nasceu com a pretensão de ser grande, porém, nasceu em rocha firme, melhorando pouco a pouco, suportando ventos, tempestades, ondas furiosas etc.
Textos com leveza, simplicidade e estilo próprio, são características do Nosso Blog, dando sempre ênfase aos trabalhos das pastorais e movimentos com notícias e fotos.
Com mais de 42 mil acessos, nas mais de 400 postagens, neste aniversário queremos agradecer e parabenizar você paroquiano, amigos blogueiros e leitores em geral, sem os quais nada existiria.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Celebrando a Santidade

No dia 01 de novembro de cada ano a Igreja celebra o dia de todos os santos. O objetivo é celebrar e lembrar os nossos “heróis” da fé, esperança e caridade. Todas as pessoas são chamadas a serem santas: “todos os fiéis cristãos, de qualquer estado ou ordem são chamados à plenitude da vida cristã e à perfeição da caridade” (CIC 2013). Essa é uma vocação que Deus escolheu a todos e continua a convidar. Assim, devemos nos empenhar em viver aquilo que Jesus nos pede: “Deveis ser perfeitos assim como vosso Pai celeste é perfeito” (Mt 5,48). Jesus Cristo continua nos chamando a segui-lo. Ele é o santo dos santos, o maior modelo de santidade, e que o nosso compromisso de discípulos missionários é imita-lo em nossa caminhada cristã. Outra celebração importante deste mês é o dia dos fiéis defuntos. Uma celebração que teve início no século II. Neste dia recordamos aqueles que já partiram desta vida e que nos deixaram saudades. Por isso, vamos aos cemitérios, levamos flores, queimamos velas e até choramos. Tudo isso para dizer que partiram, mas deixaram muita saudade. Esse dia não pode ser de tristeza, nem de lamúria, mas que estas lágrimas devem ser transformadas em força de intercessão pelos que se encontram no purgatório. Eis o convite a nós: nos colocar em atitude de oração. Que estas celebrações nos ajudem a vivenciar melhor a nossa fé e a viver melhor o nosso batismo. Amém

SIDNEI EDELBERG
Seminarista: Cândido de Abreu