domingo, 29 de julho de 2012

Cronograma da Semana Missionária da Família

Semana Missionária da Família
De 12 a 19 de agosto de 2012
DIA
TEMA
BENÇÃO
GESTO CONCRETO
12/08
Pastoral Familiar Missionária
Dos pais
Feijão
13/08
A Semana Missionária da Família
Consagração das famílias
-
14/08
Toda família é missionária
Consagração das famílias
-
15/08
Família Missionária – Santuário da Vida
Das crianças
Açúcar
16/08
Famílias Missionárias – Igrejas Domésticas
Dos jovens
Óleo de soja
17/08
Famílias evangelizam Famílias
Das mães
Leite
18/08
Missionários /Pastoral Familiar
Das famílias
Arroz
19/08
Missa de encerramento na Catedral às 17h
Tema da Celebração: Família em missão
-
-
Domingo (19), encerramento da semana Missionária da Família, com a participação dos jovens da Jornada Mundial da Juventude, com show da banda jovem, com início as 14h na Praça Cleve em seguida as 16h30min, saída em procissão com o Santíssimo e os padroeiros das paróquias, as 17h Santa Missa de encerramento com celebração do Bispo Diocesano Dom Wagner 

Famílias evangelizando Famílias
Pastoral Familiar Decanato Centro

Convite: A política pelo Bem Comum

quinta-feira, 26 de julho de 2012

São Joaquim e Sant'Ana.

Com alegria celebramos hoje a memória dos pais de Nossa Senhora: São Joaquim e Sant'Ana.
Em hebraico, Ana exprime "graça" e Joaquim equivale a "Javé prepara ou fortalece".
Alguns escritos apócrifos narram a respeito da vida destes que foram os primeiros educadores da Virgem Santíssima. Também os Santos Padres e a Tradição testemunham que São Joaquim e Sant'Ana correspondem aos pais de Nossa Senhora.
Sant'Ana teria nascido em Belém. São Joaquim na Galileia. Ambos eram estéreis. Mas, apesar de enfrentarem esta dificuldade, viviam uma vida de fé e de temor a Deus.
O Senhor então os abençoou com o nascimento da Virgem Maria e, também segundo uma antiga tradição, São Joaquim e Sant'Ana já eram de idade avançada quando receberam esta graça.
A menina Maria foi levada mais tarde pelos pais Joaquim e Ana para o Templo, onde foi educada, ficando aí até ao tempo do noivado com São José. A data do nascimento e morte de ambos não possuímos, mas sabemos que vivem no coração da Igreja e nesta são cultuados desde o século VI.

São Joaquim e Sant'Ana, rogai por nós!

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Vamos adorar a Deus?

O Senhor está conosco todos os dias, mas quanto tempo nós estamos com Ele?
Deus sente saudade de nós e aguarda ansiosamente o nosso retorno para vivermos numa profunda comunhão com Ele em todos os momentos da nossa vida. Hoje é o dia de voltarmos à presença do Altíssimo, onde quer que estejamos.
O próprio Senhor nos chama: “Vinde a mim vós todos que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei” (Mt 11,28).
A maior graça para a nossa vida é viver com Jesus. Quando estamos com Ele tudo é bom e nada nos parece difícil, por mais desencontrado que esteja tudo à nossa volta. Estar com Jesus é um paraíso. Se Ele está conosco nenhum inimigo poderá nos prejudicar ou abater.
Vamos adorar a Deus hoje? Na sua paróquia ou na igreja mais perto o Senhor está esperando por você. Mas se você não tem como fazer isso, não se esqueça de que Jesus está em seu coração: adore-O em espírito e em verdade.
Senhor, ensina-nos a adorá-Lo

terça-feira, 24 de julho de 2012

Sugestões de cantos para a Semana Missionária da Família


Sagrada Família

Olhando a Sagrada Família, Jesus, Maria e José,
saibamos fazer a partilha dos gestos de amor e de fé:/

1. Maria, Mãe santa e esposa exemplar, José, pai zeloso voltado ao seu lar.
Jesus, Filho amado em missão de salvar, caminhos distitos, num só caminhar.

2. Maria do sim e do amor -doação. José, operário a serviço do pão.
Jesus ocupado com sua missão: três vidas distintas num só coração

3. Se todas as mães, em Maria se acharem, e todos os pais em José se espelharem,
se todos os filhos, em Cristo se olharem, serão mais família, quanto mais se amarem.

**********

Sobe a Jerusalém


Sobe a Jerusalém, virgem oferente sem igual
Vai oferece ao Pai teu Menino: Luz que chegou no Natal.
E, junto à sua cruz, quando Deus morrer fica de pé.
Sim, Ele te salvou, nas o ofereceste por nós com toda fé

Nós vamos renovar este Sacrifício de Jesus:
Morte e Ressurreição; vida que brotou de sua oferta na Cruz.
Mãe, vem nos ensinar a fazer da vida uma oblação:
Culto agradável a Deus é fazer a oferta do próprio coração.

Como celebrar a Semana Missionária da Família

As nossas comunidades estão acostumadas a celebrar, todos os anos, a Semana da Família. Neste ano, por iniciativa de Dom Wagner e da Pastoral Familiar, a Semana da Família em nossa Diocese será missionária. Como estamos realizando as Santas Missões Populares, as famílias da Diocese refletirão sobre a sua dimensão missionária. Eis algumas dicas para celebrar essa Semana: 1. O domingo que antecede a Semana (dia 12 de agosto) deve ser de convite e animação para que o maior número possível de famílias participe da Semana; 2. Os encontros dos dias 13 e 14 de agosto devem ser celebrados por grupos de famílias, como se faz com a Novena de Natal; 3. Os encontros dos dias 15, 16 e 17 de agosto devem ser celebrados na igreja, como de costume; 4, O encerramento da semana fica sob a responsabilidade de cada paróquia; esta é convidada a unir família em missão num encontro bem preparado e participado, sendo celebrada a liturgia própria do domingo: 5. Todos os roteiros podem ser adaptados, segundo a realidade de cada comunidade; 6. Nas próximas postagens estaremos publicando hinos e cantos como sugestões, cante-se também outros, talvez mais conhecidos pela comunidade; 7. As equipes das Missões e os casais das comunidades devem se unir e trabalhar juntos, somando forças; 8. Criatividade, preparação e empenho são os ingredientes essenciais para que a semana seja coroada de êxito e plena de graças.

domingo, 22 de julho de 2012

Bote Fé na Vida em Guarapuava

Confira as fotos dos participantes da Corrida de Rua e caminhada Bote Fé na Vida, realizada hoje (22) em Guarapuava.

















Vinde a mim


A Liturgia de hoje nos convida a celebrar
a COMPAIXÃO do Bom Pastor, ao conduzir o seu rebanho.. (TEXTO ANIMADO)

Na 1a Leitura, Jeremias denuncia os governantes do seu tempo,
maus pastores que deixaram o rebanho perecer.
E anuncia que um dia Deus mesmo será o Pastor do seu povo. (Jr 23,1-6)

A 2ª Leitura nos afirma que Jesus derrubou todas as barreiras
que separavam os homens e os reuniu num só povo, num só rebanho (Ef 2,13-18)

O Evangelho revela quem é o Pastor prometido: Jesus de Nazaré. (Mc 6, 30-34)

A Semana Missionária da Família

A Semana Nacional da Família, tradicionalmente, sempre teve uma excelente acolhida em nossa diocese. Bem organizada caracterizava-se por uma preparação esmerada, com estudo e aprofundamento dos textos que desembocava, consequentemente, na realização concreta criativa e dinâmica da celebração da Semana Nacional da Família. A Pastoral Familiar que sempre esteve à frente deste evento para este ano de 2012, traz uma proposta diferente. Sensível ao momento das Santas Missões Populares que estamos vivendo – SMP EIXO DE TODA AÇÃO EVANGELIZADORA – nos convoca para fazer acontecer a SEMANA MISSIONÁRIA DA FAMÍLIA. A idéia é aprofundarmos a dimensão missionária da família nas ruas, nos bairros, nas cidades, na sociedade, na igreja. Realizarmos, também, ações que nos façam ir ao encontro das famílias em suas realidades e necessidades próprias.
Este é um dos caminhos da Renovação Paroquial que devemos fazer acontecer: Fazermos cada vez melhor o que já fizemos bem. Então Mãos à obra. Que venha a SEMANA MISSIONÁRIA DAS FAMÍLIAS PELAS FAMÍLIAS. Com ânimo e a proteção da Sagrada Família – JESUS, MARIA, E JOSÉ – unamos nossos esforços missionários em favor das famílias. “Ide fazei discípulos meus...” (cf Mt 28,19) 

Dom Antônio Wagner da Silva, SCJ
Bispo Diocesano de Guarapuava
Fonte: Editora Pão e Vinho

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Bote Fé na vida! Corrida de Rua acontece em Guarapuava


A CNBB e os organizadores da Jornada Mundial da Juventude com o objetivo de divulgar a JMJ também no meio esportivo, integrar o esporte a evangelização lançam o BOTE FÉ NA VIDA, eventos esportivos que vão acontecer simultaneamente em algumas dioceses brasileiras, período que antecede a JMJ. Para marcar o inicio da contagem regressiva de um ano para a JMJ Rio2013, o primeiro esporte escolhido foi uma CORRIDA DE RUA onde todos são convidados a participar.
Jovens do Setor Juventude da Diocese de Guarapuava, estão a todo o vapor na organização do Bote Fé na Vida a Corrida de Rua, que vai acontecer dia 22 de Julho das 08h às 12h por mais que a temperatura para este final de semana aqui na região Sul estarão em baixa, a temperatura, o clima dos jovens de Guarapuava está bem alta.
Os diversos Jovens dos vários grupos, pastorais e movimentos existente no decanato Centro, reuniram-se na noite fria de ontem (16), para tratar últimos detalhes  desta Corrida.
Contamos com a ajuda de muitas pessoas, associação de corredores, imprensa, entidades, secretarias municipais ligadas à área de segurança, saúde, esporte, lazer e recreação, o ministérios para as crianças também estarão desenvolvendo atividades com as crianças.
No mesmo dia 22 de Julho ao término da corrida, todos os participantes e os demais presentes no evento serão convidados a fazer uma Caminha Pela Vida, no mesmo percurso da corrida. E às 19h haverá missa em Ação de Graças na Catedral Nossa Senhora de Belém, com todos os envolvidos no evento.

Daniela de Souza
Setor Juventude

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Nossa Senhora do Carmo


Ao olharmos para a história da Igreja encontramos uma linda página marcada pelos homens de Deus, mas também pela dor, fervor e amor à Virgem Mãe de Deus: é a história da Ordem dos Carmelitas, da qual testemunha o cardeal Piazza: "O Carmo existe para Maria e Maria é tudo para o Carmelo, na sua origem e na sua história, na sua vida de lutas e de triunfos, na sua vida interior e espiritual".
Carmelo (em hebraico, "carmo" significa vinha; e "elo" significa senhor; portanto, "Vinha do Senhor"): este nome nos aponta para a famosa montanha que fica na Palestina, donde o profeta Elias e o sucessor Elizeu fizeram história com Deus e com Nossa Senhora, que foi pré-figurada pelo primeiro numa pequena nuvem (cf. I Rs 18,20-45). Estes profetas foram "participantes" da Obra Carmelita, que só vingou devido à intervenção de Maria, pois a parte dos monges do Carmelo que sobreviveram (século XII) da perseguição dos muçulmanos, chegaram fugidos na Europa e elegeram São Simão Stock como seu superior geral; este, por sua vez, estava no dia 16 de julho intercedendo com o Terço, quando Nossa Senhora apareceu com um escapulário na mão e disse-lhe: "Recebe, meu filho, este escapulário da tua Ordem, que será o penhor do privilégio que eu alcancei para ti e para todos os filhos do Carmo. Todo o que morrer com este escapulário será preservado do fogo eterno".

sábado, 14 de julho de 2012

A Missão: "Vai evangelizar"

A Liturgia de domingo nos convoca à MISSÃO
de anunciar Jesus Cristo, com a fé e com as obras.
A MISSÃO é o tema central desse domingo.
As Leituras bíblicas ilustram com alguns exemplos:

Na 1a Leitura, temos a Missão de AMÓS: (Am 7, 12-15)

Após a morte de Salomão, o reino por ele deixado dividiu-se em dois:
Israel ao norte e Judá ao Sul.
No Reino do Norte, a prosperidade das classes favorecidas
contrastava com a miséria das classes baixas.
O Rei, para se firmar no poder, manipulou a própria religião:
Proibiu as peregrinações a Jerusalém (no sul), criou o templo de Betel,
pagava os sacerdotes e custeava os cultos solenes do templo,
mas em troca de um apoio político…
Nesse ambiente, Amós, natural do Sul, é enviado a profetizar no Norte,
para denunciar as injustiças cometidas pelo rei e pelas classes dominantes.
Sua palavra incomoda os "poderosos" e sofre forte rejeição e oposição.

Viva o hoje

Deixemos cair por terra os pesos que arrastamos no dia de ontem, as amarguras, os medos, o negativismo, a incredulidade e tantos outros sentimentos ruins. Assumamos uma postura de quem confia em Deus com o coração cheio de louvor e gratidão.
Quando pedimos ao Senhor a graça de sermos melhores, Ele nos concede tal pedido. Então, supliquemos a Ele, com confiança, uma nova disposição. Não vivamos o hoje como se fosse uma rotina, mas sim como um novo dia que nos é dado pelo Senhor como um presente.
Jesus, eu confio em Vós!

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Pequeninos encantam no arraial



Crianças dançam e encantam o público no arraial de São Pedro e São Paulo. 
Os Pequenos se apresentaram logo depois do casamento caipira, abrilhantando a nossa festa dos padroeiros no domingo dia 08, encantando a todos que estiveram presentes.

Fotos: Reinaldo Fonseca











terça-feira, 10 de julho de 2012

Na passarela: Escolha da Rainha da Festa 2012



1º Lugar: Sheila Aparecida Ramos
Idade: 15 anos
Filha de: Salvador Ribeiro e Sirlei Aparecida Ramos
Mensagem: "Viver é ter maturidade para falar "eu errei"; ter ousadia para dizer "me perdoe"; ter sensibilidade para expressar "eu preciso de você"; ter capacidade para dizer "eu te amo".

**********

2º Lugar: Daniele Miranda
Idade: 11 anos
Filha de: Terezinha Aparecida Alves
Mensagem: "Só de ouvidos a quem te ama. Não te preocupes tanto com o que acham de ti. o que te salva não é o que os outros andam achando, mas é o que Deus sabe a teu respeito".

**********

3º  Lugar: Andryelina Ketlin Camilo
Idade: 11 anos
Filha de: Roseli Camilo Lourenço e Alcir Padilha
Mensagem: "O amor pergunta para a amizade: por quê você existe? A amizade responde: existo para enxugar as lágrimas que você deixa cair".

**********

4º Lugar: Lais Irene Monteiro
Idade: 10 anos
Filha de: Eliete de Fátima da Luz
Mensagem: Nunca diga à Deus que tem um grande problema,  mas sempre diga ao seu problema que você tem um grande Deus".

**********


VEJA TODAS AS FOTOS: