domingo, 2 de fevereiro de 2014

Guarapuava festeja o Dia da Padroeira Nossa Senhora de Belém

31/01/2014 - Noite da Tradicional Costela Minga (Foto: Reinaldo Fonseca)
Hoje Guarapuava vive um dia festivo, celebramos Nossa Senhora de Belém, padroeira da cidade e da Diocese de Guarapuava.
Milhares de pessoas passaram pela Catedral Nossa Senhora de Belém, desde o dia 24 de janeiro, dia em que se iniciou a novena em preparação à festa, com o tema: "pelo batismo construiremos uma nova Comunidade paroquial".
Neste momento está acontecendo a Missa solene com procissão e bênção das velas. 
Meio dia haverá o almoço com o tradicional churrasco.

História da Festa de Nossa Senhora de Belém

Juntamente com a primeira povoação de Guarapuava, em Atalaia, foi instalada a igreja como Capela Curada. A primeira missa aconteceu às 10 horas da manhã do dia 10 de junho de 1810 e embora a Diocese de Guarapuava tenha sido criada em 1965 e instalada somente em 1966, quando a Paróquia Nossa Senhora de Belém passou a ser também a Catedral da Diocese de Guarapuava, pode-se considerar que a cidade contou com a tradição religiosa desde a sua povoação.
A imagem de Nossa Senhora de Belém chegou a Guarapuava, como conta a tradição, no ano de 1818, pelas mãos de Laura Rosa da Rocha Loures. A primeira festa da padroeira aconteceu no ano de 1989, e, desde então, o evento faz parte da tradição da cidade e tem grande importância histórica, pois é a única festa que permaneceu no calendário diocesano, preservando a memória e a identidade do município.

3 comentários:

  1. Olá! Você sempre com maravilhosos posts! É muito bom vir aqui! Obrigada por sua visita ao Mensagens do Anjinho! Bom final de semana! Paz e Bem! Mabel

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela visita! Um post maravilhoso!Seu blog é nota 10! Acabo de atualizar!Passa lá! Bom fim de semana! Alê

    ResponderExcluir
  3. É muito gostoso chegar no blog e encontrar um comentário! Melhor que isso é vir retribuir e encontrar um post magnífico como este! Muito obrigada pela visita! Aquilo que você semear, isso também colherá, portanto, semeia para o Espírito e do Espírito colherá vida eterna. Deus te abençoe! Paz e Bem!

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar o Nosso Blog e por deixar o seu comentário. Volte sempre!