terça-feira, 24 de julho de 2012

Sugestões de cantos para a Semana Missionária da Família


Sagrada Família

Olhando a Sagrada Família, Jesus, Maria e José,
saibamos fazer a partilha dos gestos de amor e de fé:/

1. Maria, Mãe santa e esposa exemplar, José, pai zeloso voltado ao seu lar.
Jesus, Filho amado em missão de salvar, caminhos distitos, num só caminhar.

2. Maria do sim e do amor -doação. José, operário a serviço do pão.
Jesus ocupado com sua missão: três vidas distintas num só coração

3. Se todas as mães, em Maria se acharem, e todos os pais em José se espelharem,
se todos os filhos, em Cristo se olharem, serão mais família, quanto mais se amarem.

**********

Sobe a Jerusalém


Sobe a Jerusalém, virgem oferente sem igual
Vai oferece ao Pai teu Menino: Luz que chegou no Natal.
E, junto à sua cruz, quando Deus morrer fica de pé.
Sim, Ele te salvou, nas o ofereceste por nós com toda fé

Nós vamos renovar este Sacrifício de Jesus:
Morte e Ressurreição; vida que brotou de sua oferta na Cruz.
Mãe, vem nos ensinar a fazer da vida uma oblação:
Culto agradável a Deus é fazer a oferta do próprio coração.



**********

É bom ter família


1. É no campo da vida que se esconde um tesouro./ Vale
mais que o ouro, mais que a prata que brilha./ É
presente de Deus, é o céu já aqui,/ o amor mora ali e
se chama família.

/: Como é bom ter a minha família, como é bom!/ Vale a
pena vender tudo o mais para poder comprar./ Esse campo
que esconde um tesouro, que é puro dom,/ é meu ouro,
meu céu, minha paz, minha vida, meu lar.:/

2. Até mesmo o céu desejou ser família/ para que a
família desejasse ser céu./ Nela se faz a paz no ouvir,
no falar,/ e na arte de amar, o amargor vira mel.

3. Na família a mentira não se dá com a verdade,/
e a fidelidade sabe o peso da cruz,/ porque lá há
amor, há renúncia e perdão,/ há também oração e o
chefe é Jesus.

**********

Oração pela Família


Que nenhuma família comece em qualquer de repente
Que nenhuma família termine por falta de amor
Que o casal seja um para o outro de corpo e de mente
E que nada no mundo separe um casal sonhador!

Que nenhuma família se abrigue debaixo da ponte
Que ninguém interfira no lar e na vida dos dois
Que ninguém os obrigue a viver sem nenhum horizonte
Que eles vivam do ontem, do hoje em função de um depois!

Que a família comece e termine sabendo onde vai
E que o homem carregue nos ombros a graça de um pai
Que a mulher seja um céu de ternura, aconchego e calor
E que os filhos conheçam a força que brota do amor!

Abençoa, Senhor, as famílias! Amém!
Abençoa, Senhor, a minha também (bis)

Que marido e mulher tenham força de amar sem medida
Que ninguém vá dormir sem pedir ou sem dar seu perdão
Que as crianças aprendam no colo, o sentido da vida
Que a família celebre a partilha do abraço e do pão!

Que marido e mulher não se traiam, nem traiam seus filhos!
Que o ciúme não mate a certeza do amor entre os dois!
Que no seu firmamento a estrela que tem maior brilho,
seja a firme esperança de um céu aqui mesmo e depois!

Que a família comece e termine sabendo onde vai
E que o homem carregue nos ombros a graça de um pai
Que a mulher seja um céu de ternura, aconchego e calor
E que os filhos conheçam a força que brota do amor!

Abençoa, Senhor, as famílias! Amém!
Abençoa, Senhor, a minha também (bis)

*********

Ilumina, ilumina
Minha prece de pai
É que meus filhos sejam felizes.
Minha prece de mãe
É que meus filhos vivam em paz.
Que eles achem os seus caminhos!
Amem e sejam amados!
Vivam iluminados!

Nossa prece de filhos
É prece de quem agradece.
Nossa prece é de filhos que sentem
Orgulho dos pais.
Que eles trilhem os teus caminhos!
Louvem e sejam louvados!
Sejam recompensados!

Ilumina, ilumina
Nossos pais, nossos filhos e filhas!
Ilumina, ilumina
Cada passo das nossas famílias!

Minha prece, ó Senhor,
É também pelos meus familiares.
Minha prece, ó Senhor,
É por quem tem um pouco de nós.
Que eles achem os seus caminhos!
Amem e sejam amados!
Vivam iluminados!

Nossa prece, ó Senhor,
É também pelos nossos vizinhos,
Por quem vive e trabalha e caminha,
Conosco, Senhor.
Que eles achem os seus caminhos!
Amem e sejam amados!
Vivam iluminados!

**********

Utopia

Das muitas coisas
Do meu tempo de criança
Guardo vivo na lembrança
O aconchego de meu lar
No fim da tarde
Quando tudo se aquietava
A família se ajeitava
Lá no alpendre a conversar

Meus pais não tinham
Nem escola, nem dinheiro
Todo dia, o ano inteiro
Trabalhavam sem parar
Faltava tudo
Mas a gente nem ligava
O importante não faltava
Seu sorriso, seu olhar

Eu tantas vezes
Vi meu pai chegar cansado
Mas aquilo era sagrado
Um por um ele afagava
E perguntava
Quem fizera estrepolia
E mamãe nos defendia
Tudo aos poucos se ajeitava

O sol se punha
A viola alguém trazia
Todo mundo então pedia
Pro papai cantar com a gente
Desafinado
Meio rouco e voz cansada
Ele cantava mil toadas
Seu olhar ao sol poente

Passou o tempo
Hoje eu vejo a maravilha
De se ter uma família
Quanto muitos não a tem
Agora falam
Do desquite ou do divórcio
O amor virou consórcio
Compromisso de ninguém

E há tantos filhos
Que bem mais do que um palácio
Gostariam de um abraço
E do carinho entre seus pais
Se os pais amassem
O divórcio não viria
Chamam a isso de utopia
Eu a isso chamo paz.

*********

Pelas estradas da vida

Pelas estradas da vida, nunca sozinho estás
Contigo pelo caminho, santa maria vai

Ó vem conosco, vem caminhar, santa maria vem
Ó vem conosco, vem caminhar, santa maria vem

Se pelo mundo os homens, sem conhecer-se vão
Não negues nunca a tua mão, a quem te encontrar

Mesmo que digam os homens, tu nada podes mudar
Luta por um mundo novo, de unidade e paz

Se parecer tua vida inútil caminhar
Lembra que abres caminho, outros seguirão

**********

Quando à tardinha (Nossa Senhora)

1. O sol se põe, é o sino que bate,
Ao som alegre da Ave Maria.
Voltando pra casa depois do trabalho,
Sentindo aqui dentro uma grande alegria.

Quando à tardinha, a Nossa Senhora,
Se fica lá fora tentando rezar,
É grande emoção que se sente no peito,
Precisa ser forte para não chorar (bis)

2. Quando criança, nos marcou bastante,
Um certo momento de grande emoção.
O pôr-do-sol, a casa, o poente,
Que nós trazemos na recordação.

3. Maria, seus olhos me olham profundo,
Querendo falar de uma grande missão.
Tem gente sofrendo e morrendo de fome,
Precisa lutar pela libertação.

4. Os missionários te entregam, Maria,
A sua vida, o seu caminhar.
Vem, Mãe querida, derrama tuas graças,
Na nossa Igreja em Missão Popular.

*********

É TEMPO DE SE IGREJA

Agora é tempo de ser igreja,
Caminhar juntos, participar! (bis)

1. Somos povo escolhido, e na fronte assinalado
Com o nome do Senhor, que caminha ao nosso lado.

2. Somos povo em missão, já é tempo de partir.
É o Senhor que nos envia, em seu nome a servir.

3. Somos povo esperança, vamos juntos planejar.
Ser Igreja a serviço e a fé testemunhar.

*********

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar o Nosso Blog e por deixar o seu comentário. Volte sempre!