quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Feriado em Guarapuava - Dia da Padroeira Nossa Senhora de Belém


Olá amigos Leitores, no mês de janeiro postamos apenas matérias essenciais, a partir de hoje voltamos a todo vapor com nossas postagens diárias, afinal, hoje é um dia especial para nossa cidade, dia da Padroeira de Guarapuava, Nossa Senhora de Belém.

Veja a Programação da Festa da Padroeira para hoje:

07h acontecerá missa com a equipe de trabalho da festa, às 09h30 santa missa com bênçãos de velas e procissão, celebrada pelo Bispo Diocesano Dom Antônio Wagner da Silva. Ao meio-dia haverá almoço festivo com churrasco e saladas e, no período da tarde, binguinho, pastel, bolo e espetinho. A programação encerra às 19h com a missa em ação de graças.  

História da Festa de Nossa Senhora de Belém

Juntamente com a primeira povoação de Guarapuava, em Atalaia, foi instalada a igreja como Capela Curada. A primeira missa aconteceu às 10 horas da manhã do dia 10 de junho de 1810 e embora a Diocese de Guarapuava tenha sido criada em 1965 e instalada somente em 1966, quando a Paróquia Nossa Senhora de Belém passou a ser também a Catedral da Diocese de Guarapuava, pode-se considerar que a cidade contou com a tradição religiosa desde a sua povoação.
A imagem de Nossa Senhora de Belém chegou a Guarapuava, como conta a tradição, no ano de 1818, pelas mãos de Laura Rosa da Rocha Loures. A primeira festa da padroeira aconteceu no ano de 1989, e, desde então, o evento faz parte da tradição da cidade e tem grande importância histórica, pois é a única festa que permaneceu no calendário diocesano, preservando a memória e a identidade do município.


7 comentários:

  1. Eu moro na capital de SP, no entanto adoro essas festas de Nossa Senhora. Mas como é bem diferente as festas daqui e as do interior do Estado. Muitas vezes, eu já viajei para alguma cidade do interior só para ver as procissões da Semana Santa (bem mais bonitas do que as de SP). O mesmo digo em relação à festas de Nossa Senhora. Imagino o quanto Nossa Senhora deve ficar contente com essas festas maravilhosas. Tem um ditado antigo que diz: "Se queres agradar o Filho, agradai a Mãe". E Ela é uma digna Mãe de Deus. Parabéns meus amigos. Que Nossa Senhora de Belém abençoe toda a cidade de Guarapuava, também o Paraná, os moderadores e criadores desse abençoado Blog, suas familias e todos os sacerdotes e autoridades eclesiásticas de sua cidade.

    ResponderExcluir
  2. QUE NOSSA SENHORA DE BELÉM SEMPRE INTERCEDA PELA DIOCESE DE GUARAPUAVA!

    ResponderExcluir
  3. Que seja uma festa muito abençoada! Hoje, em Porto Alegre também é feriado, mas celebram Nossa Senhora dos Navegantes! Nossa Senhora tem um coração tão grande que ninguém fica sem abrigo, né? Obrigada pela visita ao Manancial! Um forte Ágape! Tetê

    ResponderExcluir
  4. Hoje, dia de Nossa Senhora dos Navegantes... Paz e luz a todos os leitores desse estimado blog!

    Reinaldo, o Frei Hermano da Câmara é beneditino, e cantor fadista (cantor de fados). Conheci há pouco tempo pela internet, e admirei a arte desse artista português católico. Amo a cultura portuguesa! Um abraço a todos, muita paz e bençãos!

    ResponderExcluir
  5. Nossa Senhora de Belém, rogai por todos nós! Obrigada pela visita! Maythe

    ResponderExcluir
  6. Olá! Passando para agradecer a visita! Saúde e Paz. O resto a gente corre atrás! Ana Paula

    ResponderExcluir
  7. Que alegria receber comentários e, com eles, o carinho dos amigos! Muito obrigada por sua visita! Graça e Paz! Beijos no seu coração. Polly

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar o Nosso Blog e por deixar o seu comentário. Volte sempre!