quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Política e senso crítico

FORMAÇÃO HUMANA

a) Para ler: Mateus 10, 16 - 20

b) Para conversar
1. Qual é a diferença entre política, política partidária e politicagem?

2. Por que a política é necessária e importante?

3. Como deve ser um bom político?

c) Para saber
Política é uma palavra grega que se refere às regras usadas na direção dos negócios públicos, à arte de bem governar os povos (polis, em grego, significa cidade), ao conjunto de objetivos que englobam determinados programas de ação dos governos, assim como a sua execução. A política é muito necessária na cidade. Aliás, sem ela não há como viver numa cidade ou num país.
Política partidária é a atividade exercida na disputa dos cargos do governo ou na luta para convencer as pessoas sobre certo programa de governo e sua adesão a certo partido político.

A diferença entre política em geral e política partidária é que a política em geral se refere à visão dos problemas que um país, um Estado, uma cidade, ou uma família têm, assim como a busca de soluções para resolvê-los, enquanto que a política partidária mostra determinado programa de governo, em que mentores e seguidores prometem que juntos resolverão os problemas apresentados.

A politicagem é a política mesquinha, estreita, de interesses pessoais, é o conjunto de políticos inescrupulosos, desonestos, corruptos.

O senso crítico é a capacidade que desenvolvemos em nós para ver, descobrir e definir os problemas, os limites e as segundas intenções de tudo o que vemos, ouvimos e sentimos.

Ao vermos um político falando (política partidária), precisamos percerber se está fazendo uma verdadeira política ou uma politicagem. Conta-se que um candidato a prefeito numa pequena cidade do interior estava prometendo, num comício, que iria construir uma ponte na cidade. Um cidadão lembrou-se que na cidade não havia nenhum rio. O político, sem titubear, gritou: "Pois eu vou conseguir também um rio para a cidade!"
Quando uma pessoa é muito gentil conosco sem motivo nenhum aparente, precisamos prestar muita atenção se é mesmo gentil por natureza ou se está com segundas intenções. Não podemos desconfiar de tudo ou de todos, mas precisamos ficar sempre preparados.

É por falta de senso crítico que elegemos maus políticos e que tantos jovens caem nas drogas e se perdem na vida.

d) Para viver
Procure exercitar seu senso crítico. Veja, por exemplo, os problemas de seu bairro e se há pessoas trabalhando para resolvê-los. Ás vezes tem mais gente atrapalhando que tentando resolver os problemas. Tente também ver as propagandas da TV com olhar crítico, para descobrir o que estão escondendo em relação ao produto apresentado.

e) Para fazer
Faça uma lista dos problemas de seu bairro e dos nomes das pessoas que estão fazendo alguma coisa para resolvê-los.

f) Para rezar
Senhor nosso Deus, / que nos criastes para viver em comunhão, / ajudai-nos a saber viver em comunidade, / para que juntos / possamos vencer todas as dificuldades. / Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

5 comentários:

  1. Bom dia Reinaldo
    depois que eu assisti Tropa de Elite 2 fiquei meio desanimada com a política, mas ao ler sua postagem percebi que não posso simplesmente ignorar ou anular meu voto, pelo contrário, tenho que procurar conhecer mais e melhor as necessidades do nosso povo e batalhar para que tenhamos bons governantes.
    que Deus nos ilumine e proteja.

    ResponderExcluir
  2. Ótima formação Reinaldo!
    Hoje em dia, a maioria das pessoas enxergam a política como algo ruim. Na verdade, a política não é ruim, mas, as pessoas que a utilizam para meios ruins e ilícitos.
    Nossa missão é incentivar a formação de pessoas críticas, de cidadãos cristãos.

    Um forte abraço,
    Layse

    ResponderExcluir
  3. Ótima postagem, Reinaldo!
    Vou repostar no meu blog, ok?!
    Obrigada pela visita e pelo incentivo!
    Que Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde Reinaldo,

    Religião, também, é cultura.
    Precisamos, de lufadas de ar fresco.

    Abraços de luz.

    ResponderExcluir
  5. Como vai você, Reinaldo! Desculpe o sumiço! Um abraço e uma semana iluminada! A você a todos os leitores desse blog.A formação política é muito importante! O nosso voto é muito importante! Representa ajudar ao nosso próximo e a nós mesmos. Abçs...

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar o Nosso Blog e por deixar o seu comentário. Volte sempre!