domingo, 24 de fevereiro de 2013

Pascom entrevista Pe. Mateus logo após a tomada de posse


Confraternização no salão após a celebração de posse (Foto: Reinaldo Fonseca)

Pascom – Qual foi a sua primeira impressão da comunidade?

Padre Mateus – A primeira impressão que eu tive foi muito boa, pelo caráter de receptividade por parte das pessoas, recebi inúmeros bem-vindos no dia de hoje, demonstração de que aqui tem um povo muito carinhoso, um povo que gosta de se comunicar. A comunidade tem um potencial muito grande para o trabalho, a comunidade é carismática, é um terreno fértil.
A outra impressão que eu tive, é que existe uma boa organização na caminhada, nas lideranças de pastorais e movimentos, tem vários trabalhos, várias sementes que foram lançadas, que brotaram e com certeza vão dar mais frutos, então o papel da gente é como eu li no discurso, uma que planta, uma que semeia e outra que colhe, e claro que a gente tem a parte da gente também de semeador.

Pascom – Padre como fica o coração, qual o sentimento no momento da posse?

Padre Mateus – Na verdade eu estava muito tranquilo, pensei que ficaria nervoso, mas foi ao contrário, senti uma paz tão grande, senti emoção, senti a importância do momento, mas por outro lado senti tranquilidade, meu coração estava tranquilo, mesmo por que eu tinha certeza de que eu não estaria sozinho, eu tenho vocês, tenho a comunidade. Sei que tem problemas, mas problemas tem em todo lugar, então meu coração está contente.

Pascom – Quando o senhor viu aquelas faixas de seus ex paroquianos como foi?

Padre Mateus – Achei muito bonito, é uma experiência de amar e ser amado, não existe experiência mais bonita que essa, meus padrinhos de ordenação também sempre me acompanham, meus familiares estavam presentes.

Pascom – O senhor está acabando de chegar, mas já tem alguns planos para colocar em prática?

Padre Mateus – Agora é um momento mais de agradecimentos pela acolhida, vou ouvir as pessoas, me tornar conhecido, vou fazer aquilo que Jesus pediu aos discípulos, “Ide e veja”, a estrutura física é necessária, mas não posso chegar e derrubar paredes, mudar isso e aquilo, a estrutura mais urgente é o ser humano, preciso visitar as famílias também. Tenho projetos, tenho sonhos, mas serão construídos no seu tempo, com minha experiência vou ensinar a vocês o que eu sei e aprender com vocês o que vocês sabem, assim os projetos vão acontecer, inclusive aqueles que são objetivos da diocese.
Cada um tem um jeito de administrar, e eu tenho o meu jeito, sempre valorizando aquilo que já existe.

Daniela de Souza
Reinaldo Fonseca
Pascom paroquial

Um comentário:

  1. Parabéns Pe Mateus!! Que o bom Deus abençoe sua nova missão! Um forte abraço corinthiano.
    Maria Inês e família (Par. Nossa Sra. Aparecida - Diamante D'Oeste)

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar o Nosso Blog e por deixar o seu comentário. Volte sempre!