domingo, 19 de dezembro de 2010

Bento XVI destaca exemplo de São José, esposo de Maria

"Desejo confiar a São José, padroeiro universal da Igreja, todos os pastores, exortando-os a oferecer aos fiéis cristãos e ao mundo todo, a humilde e cotidiana proposta das palavras e dos gestos de Cristo”. Foi o que disse o Papa Bento XVI antes da oração do Ângelus deste domingo, 19, no Vaticano.

O Santo Padre centrou sua reflexão em São José, noivo de Maria, “a qual, antes de terem se casado, engravidou por obra do Espírito Santo”.

“Realizando uma antiga profecia, o Filho de Deus torna-se homem no seio de uma virgem; este mistério manifesta ao mesmo tempo o amor, a sabedoria e a potência de Deus a favor da humanidade”, comentou o Papa, prosseguindo a sua reflexão sobre o modo como José reage perante a inesperada e para ele inexplicável gravidez de Maria.

“Embora perturbado, José age como lhe tinha ordenado o anjo do Senhor, na certeza de realizar o que era justo”. E “ao dar o nome de ‘Jesus’ àquele Menino que sustenta todo o universo, ele coloca-se na linha dos servos humildes e fiéis, à semelhança dos anjos e dos profetas, mártires e apóstolos – como cantam antigos hinos orientais”.

O Papa destacou ainda que São José anunciou os prodígios do Senhor, "testemunhando a virgindade de Maria, a ação gratuita de Deus, e protegendo a vida terrena do Messias". E convidou: "veneremos, portanto, o pai legal de Jesus, porque nele se pode vislumbrar o homem novo, que olha para o futuro com confiança e coragem, não segue o seu próprio projeto, mas se entrega totalmente à infinita misericórdia Daquele que torna realidade as profecias, e abre o tempo da salvação”.

“Possa a nossa vida aderir cada vez mais à Pessoa de Jesus” – exortou o Papa. “Aquele que é o Verbo assume Ele próprio um corpo, vem de Deus como homem e atrai a si toda a existência humana, conduzindo-a dentro da palavra de Deus”.

O Santo Padre concluiu suas palavras invocando a intercessão da Virgem Maria, "a cheia de graça ‘adornada por Deus’, para que, no Natal já próximo, os nossos corações se abram e vejam Jesus, e o coração se alegre neste admirável encontro de amor”.

“Bom domingo a todos vós e bom Advento!”, foram os votos conclusivos de Bento XVI.

Kelen Galvan
Da Redação, com Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar o Nosso Blog e por deixar o seu comentário. Volte sempre!