sexta-feira, 22 de abril de 2011

Santa Missa de Lava-pés - Quinta-feira Santa

Pe. Carlos no gesto do Lava-pés
Ontem começou o Tríduo Pascal, com a missa vespertina da ceia do Senhor. É comemorada a instituição dos Sacramentos da Eucaristia e da Ordem e o mandamento do Amor (o gesto do lava-pés).
A simbologia do sacrifício é expressa pela separação dos dois elementos "o pão" e "o vinho". Esse evento do mistério de Jesus também se tornou manifesto no gesto do lava-pés. Depois do longo silêncio quaresmal, a liturgia canta o Glória.
Os textos litúrgicos mostram a entrega de Jesus Cristo para a salvação da humanidade. Jesus celebra a Páscoa judia mas oferece o seu corpo e sangue em lugar do cordeiro imolado no Templo, para selar a Nova Aliança. O Lava-Pés é sinal do "amor até ao fim" (Jo. 13, 1).
No final da Missa, o Santíssimo Sacramento é trasladado para um outro local, desnudando-se então os altares. A transladação solene do Santíssimo Sacramento, é um sinal de continuidade entre o sacrifício e a adoração da presença sacramental.
As doze pessoas escolhidas na comunidade para o gesto do Lava-pés


Um comentário:

  1. UM GESTO SIMPLES, MAS QUE PRECISA SER APLICADO NA NOSSA VIDA.
    SEM ESSA PRÁTICA COTIDIANA, NÃO E POSSÍVEL FAZER COMUNHÃO COM CRISTO. A CADA DIA SOMOS DESAFIADOS A CRESCER JUNTO COM A COMUNIDADE.
    ASSUMAMOS ESTE BELO EXEMPLO DE AMOR. SIDNEI EDELBERG

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar o Nosso Blog e por deixar o seu comentário. Volte sempre!