sábado, 4 de junho de 2011

Seminarista Sidnei fala sobre o Dia Mundial das Comunicações Sociais

COMUNICAÇÃO: ESPAÇO DE SENTIMENTO OU AMOR?

Olá queridos irmãos. Neste domingo dia 05 de junho de 2011 em que celebramos a Ascensão do Senhor acontece também uma celebração muito importante para a Igreja, que é o Dia Mundial das Comunicações Sociais. Este dia foi instituído pelo Documento Inter Mirifica, do Concílio Vaticano II (1962-1965). É um dia em que toda a Igreja é convocada a refletir em comunidade sobre a questão da comunicação, importantíssima para o momento que estamos vivendo na sociedade.
Este ano o tema escolhido para a reflexão é: VERDADE, ANÚNCIO E AUTENTICIDADE DE VIDA NA ERA DIGITAL. O intuito é alertar as pessoas a terem sempre um olhar crítico sobre o setor da comunicação, em especial no que diz respeito à era digital. O tema ajuda a refletir o quanto a Igreja está preocupada com as pessoas, especialmente com aqueles que estão em contato direto com a era digital. Outro objetivo também é chamar os cristãos a tomarem uma atitude de respeito perante os meios de comunicação social, com carinho quando se faz uso para fins particulares.
Inicialmente, a Igreja considera que os meios de comunicação social são como verdadeiros “Dons de Deus” oferecidos para o uso do homem. Certamente, esta verdade é de fato confirmada quando estes meios enriquecem os ambientes conviviais e criam laços de solidariedade entre as pessoas. Pode-se dizer também que os meios de comunicação devem conduzir o homem a um verdadeiro encontro com Deus. Quando isso acontece, realmente podemos elogiá-los, pois estão sendo promotores da vida. 
Acontece, que muitas vezes, a era digital está sendo espaço de publicação de mentiras, causando guerra e não a paz. Se usa a mídia para se vangloriar e transmitir atitudes que podemos denominá-las de não-cristãs. Assistimos em nossa era digital alguns programas que transmitem mensagens horripilantes e que são fonte de maus exemplos. As famílias hoje devem ser prudentes e discernirem aquilo que realmente eleva os seus valores. Nunca deixarem que a mídia seja fonte de discórdia, causando tristes consequências. 
Espera-se da mídia que ela possa favorecer o progresso da família humana, em especial que possa tornar-se veículo de amor, paz, harmonia, benevolência e concórdia. Que os meios de comunicação social possam fortalecer a mente humana e proporcionar a união entre os homens. Eis o grande convite: que todos os homens de boa vontade, fazendo uso da mídia, possam realizar um trabalho conjunto sempre em busca da verdade, construindo assim o progresso humano. Que os meios de comunicação possam fortalecer a convivência cristã. Obrigado aqueles que zelam da comunicação como “Dom de Deus”, pois comunicar não é somente exprimir ideias, mas doação por amor a Cristo. Que São Francisco de Sales, padroeiro das comunicações, interceda junto a Cristo por todas as pessoas que comunicam o AMOR.

SEMINARISTA: SIDNEI EDELBERG
SIDNEIE@HOTMAIL.COM

2 comentários:

  1. A Paz de Jesus e o Amor de Maria! Tudo bem, Reinaldo? Espero em Deus que sim! Muito bom esse seu post! Boa reflexão! Obrigada por sua visita! Atualizei agorinha. Uma semana abençoada! Samantha

    ResponderExcluir
  2. Oi Reinaldo... passei aqui para dizer que tem um presentinho pra vc lá no meu Blog... Fique com Deus e uma excelente semana...

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar o Nosso Blog e por deixar o seu comentário. Volte sempre!