sexta-feira, 23 de setembro de 2011

A Igreja indo ao encontro das pessoas

Ontem (22), teve missa dos G. B. R. V. (Grupos Bíblicos de Reflexão e Vivência). A cada celebração é uma nova experiência, é um novo horizonte que se abre, desta vez, a casa em que se celebrou a Eucaristia foi do casal Virlene Madureira e Geraldo Madureira, do Setor Santa Rita de Cássia, que juntamente com seus familiares acolheram as pessoas da comunidade e o Celebrante Padre Itamar.
Os G. B. R. V. reúne as pessoas em família, onde Jesus se faz presente conforme a sua promessa: “Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, eu estarei no meio deles” (Mt 18, 20). Quando as famílias se reúnem transformam seus lares em igrejas domésticas.
É um lugar onde as famílias se encontram, se conhecem, se tornam amigas; partilham entre si as alegrias e as dificuldades.
É um lugar em que as pessoas são valorizadas, conhecidas pelo nome; Como o grupo é pequeno todos se sentem iguais, filhos e filhas de um mesmo Pai. É a Igreja  indo ao encontro das pessoas; uma Igreja que acontece nas casas.
Dessa forma acontece uma catequese permanente com adultos, crianças e jovens; um lugar onde todos aprendem e ensinam, é a oportunidade para surgirem novas lideranças, carismas e serviços; é o chão de onde brotam as pastorais.
A casa dos cristãos é um ambiente sagrado porque nela moram pessoas unidas por Deus pelo sacramento do Matrimônio. Ela é chamada a ser um reflexo da casa de Nazaré, a casa que hospedou a Sagrada Família.
A casa é aquele lugarzinho que não trocamos por nenhum outro. Quem esteve longe de casa por um certo tempo sabe muito bem como é bom retornar. Mas não é só isso: muitas vezes Deus se revela a nós em nossas próprias casas. Foi justamente isso que aconteceu com Maria quando recebeu o convite para ser a Mãe do Salvador em sua casa (Lc 1, 25ss).
O fato de se reunir nas casas favorece o diálogo por meio do qual surgem perguntas, partilhas e somos ajudados pelos exemplos dos outros.
Grupos Bíblicos de Reflexão e Vivência: Evangelizando a pessoa humana e as famílias, fortalecendo a vivência cristã.


Nota: Mesmo já esperando, tive uma surpresa ontem ao receber via sedex este livro de presente (foto). 
Ganhei numa promoção do Blog criado pelas catequistas Clécia e Sandra, da Paróquia Nossa Sra. do Perpétuo Socorro, em Feira de Santana, Bahia. 
Valeu amigas blogueiras! Obrigado pelo carinho que vocês tem com o nosso blog.
Este é o endereço do blog http://catequesecaminhando.blogspot.com/ Um blog que muito contribui na evangelização.

Por: Reinaldo Fonseca
Pascom Paroquial

2 comentários:

  1. As famílias são abençoadas por Deus.
    parabéns pelo grande exemplo.
    o Senhor é a nossa força.

    um abraço

    sidnei

    ResponderExcluir
  2. Olá Reinaldo,

    Sou, inteiramente, apologista, que uma igreja pode ser onde nós quisermos.
    Não há lugar nenhum, que substitua o nosso agradável canto, com os nossos amigos.
    Falamos de Deus, sobretudo, mas podemos falar de problemas, que afligem o mundo.
    Um verdadeiro tête-à-tête.
    Parabéns ao casal!

    Abraços de luz.

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar o Nosso Blog e por deixar o seu comentário. Volte sempre!