quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael

Com alegria, comemoramos a festa de três Arcanjos neste dia: Miguel, Gabriel e Rafael. A Igreja Católica, guiada pelo Espírito Santo, herdou do Antigo Testamento a devoção a estes amigos, protetores e intercessores que do Céu vêm em nosso socorro pois, como São Paulo, vivemos num constante bom combate. A palavra "Arcanjo" significa "Anjo principal". E a palavra "Anjo", por sua vez, significa "mensageiro".



São Miguel
O nome do Arcanjo Miguel possui um revelador significado em hebraico: "Quem como Deus". Segundo a Bíblia, ele é um dos sete espíritos assistentes ao Trono do Altíssimo, portanto, um dos grandes príncipes do Céu e ministro de Deus. No Antigo Testamento o profeta Daniel chama São Miguel de príncipe protetor dos judeus, enquanto que, no Novo Testamento ele é o protetor dos filhos de Deus e de sua Igreja, já que até a segunda vinda do Senhor estaremos em luta espiritual contra os vencidos, que querem nos fazer perdedores também. "Houve então um combate no Céu: Miguel e seus anjos combateram contra o dragão. Também o dragão combateu, junto com seus anjos, mas não conseguiu vencer e não se encontrou mais lugar para eles no Céu". (Apocalipse 12,7-8)

São Gabriel
O nome deste Arcanjo, citado duas vezes nas profecias de Daniel, significa "Força de Deus" ou "Deus é a minha proteção". É muito conhecido devido a sua singular missão de mensageiro, uma vez que foi ele quem anunciou o nascimento de João Batista e, principalmente, anunciou o maior fato histórico: "No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré... O anjo veio à presença de Maria e disse-lhe: 'Alegra-te, ó tu que tens o favor de Deus'..." a partir daí, São Lucas narra no primeiro capítulo do seu Evangelho como se deu a Encarnação.

São Rafael
Um dos sete espíritos que assistem ao Trono de Deus. Rafael aparece no Antigo Testamento no livro de Tobit. Este arcanjo de nome "Deus curou" ou "Medicina de Deus", restituiu à vista do piedoso Tobit e nos demonstra que a sua presença, bem como a de Miguel e Gabriel, é discreta, porém, amiga e importante. "Tobias foi à procura de alguém que o pudesse acompanhar e conhecesse bem o caminho. Ao sair, encontrou o anjo Rafael, em pé diante dele, mas não suspeitou que fosse um anjo de Deus" (Tob 5,4).

São Miguel, São Gabriel e São Rafael, rogai por nós!

13 comentários:

  1. Bom dia Querido Reinaldo,

    Não sabia, que hoje, se comemora o dia dos três arcanjos. É bom saber e pedir sua protecção.
    Gosto da maneira como, na sua postagem, explica o significado das palavras, menos comuns.
    Deve ser usada uma linguagem simples, como Você, o fez, para que toda a gente compreenda.
    Não falamos só para teólogos e peritos na matéria.
    Abrimos a nossa parte a toda a gente.
    Os receberemos com muito prazer.

    AFINAL, DEUS É AMOR.

    Abraços de luz.

    ResponderExcluir
  2. Olá Estimado Reinaldo,

    Desconhecia, que hoje se comemora o dia dos três arcanjos. Obrigada pela informação.
    Acho útil e pertinente explicar o sentido das palavras, menos comuns, tal como a elucidação feita, por você, no restante texto.
    Afinal, não somos todos teólogos.
    Falamos e recebemos, TODOS, isso de certeza.

    Beijos de luz.

    ResponderExcluir
  3. HOJE EU ACORDEI MAL. DE ONTEM PRA HOJE DEVIDO O CALOR, DORMI MUITO MAL, MAS QUANDO ACORDEI, E LOGO PELA MANHÃ VIM CONFERIR OS COMENTÁRIOS NO BLOG, ME DEPAREI COM O SEU COMENTÁRIO QUE ME FEZ ANIMAR PARA COMEÇAR MAIS UM DIA. DEUS É TÃO BOM, QUE ATRAVÉS DAS PESSOAS, ELE SEMPRE NOS DEIXA UMA MENSAGEM PARA SABER QUE ELE ESTÁ SEMPRE PRESENTE. VOCÊ FOI UMA PESSOA QUE DEUS USOU PARA TRANSMITIR ESTÁ MENSAGEM HOJE, ME MOSTROU QUE MESMO ACORDO MAL, A VIDA É MARAVILHOSA E CHEIA DE AMIGOS ESPECIAIS EM NOSSA VIDA. OBRIGADO PELAS PALAVRAS AMIGAS.
    QUE SEU DIA SEJA ILUMINADO POR DEUS PAI TODO PODEROSO.
    FICA COM DEUS E TENHA UMA BOM DIA.
    ABRAÇO FORTE MEU AMIGO.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia amigo!!
    Estou na companhia desses três maravilhosos hoje aqui no seu blog amigo e que eles me acompanhem.

    Lind! Divino!!

    Não sei o que aconteceu mas não pude responder seu comentário anterior porque não encontrava de jeito nenhum seu perfil. Ararecia uma mensagem escrita de perfil não encontrado. Desculpe!

    Bom dia e beijos!!

    Carla

    ResponderExcluir
  5. Caríssimo,

    eu sempre fui admiradora dos Anjos e Arcanjos... em especial tenho uma afinidade especial com S Miguel, talvez pela força de sua espada azul flamejante...gosto muito de Ismael também, guia espiritual do nosso Brasil....

    bjs meus
    grata sempre...

    ResponderExcluir
  6. linda a mensagem...
    estou acompanhando a novena com Padre Reginaldo Manzotti...Rádio América fm
    abraços,
    Lúhh

    ResponderExcluir
  7. Olá! Agradeço novamente a sua visita ao Portal da Com. Nossa Sra. do Perpétuo Socorro. Continue Reinaldo nesse trabalho no blog que tem ótimo conteúdo! Um abraço e que Nossa Sra. do Perpétuo Socorro lhe guie hoje e sempre!

    Matheus
    Administrador do Portal
    www.perpetuosocorro-bh.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Muito bom seu post, os anjos é uma divindade abençoadas.Passei pra conhecer seu blog, e gostei muito e já estou te seguindo... Convido pra conhecer meu blog e me seguir se gostares. Um abraço!

    Smareis

    ResponderExcluir
  9. Que bom termos essa graça de Deus: de Anjos que velam por nós.
    Abraço e muita paz!

    ResponderExcluir
  10. Reinaldo, obrigada pela visita e mensagem no blog. Esta semana encerramos o I Cerco de Jericó em nossa paróquia, e muito lembramos dos arcanjos nos momentos em que todos pediam proteção! Que eles passem na frente em nosso caminho, guiando, cuidando e protegendo!

    ResponderExcluir
  11. Você sempre com seus comentários amorosos e carinhosos. Que Deus te abençoe sempre meu anjo!
    Paz e Bem!

    ResponderExcluir
  12. Olá Reinaldo! Um trio poderoso esse que Deus nos deu! Que os Santos Arcanjos nos protejam de todo mal! Um forte ágape! Tetê - Manancial

    ResponderExcluir
  13. Olá amigo, boa tarde!
    Como sempre você sempre colocando post edificantes para as nossas vidas.

    tenha um final de semana muito abeçoado.
    Fica na Paz de JEsus cristo.,

    Sds;

    Thayssa Emily
    Castanhal-Pará

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar o Nosso Blog e por deixar o seu comentário. Volte sempre!