quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Pe. Carlos fala com a Pascom durante o Retiro

Padre Carlos de Oliveira Egler, Pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo, fala à Pascom durante o andamento do 2º Retiro Paroquial das Santas Missões Populares. Veja um trecho da entrevista:

Pascom: Pe. Carlos, fala para nós sobre este 2º Retiro Paroquial que está em andamento aqui em nossa paróquia.

Pe. Carlos: O Retiro paroquial dentro das missões é um momento forte para toda a comunidade. Primeiramente para quem vem fazer esta experiência de Deus por meio do retiro. A temática que está acontecendo neste retiro e nos demais da diocese é "A Convicção", já fizemos o primeiro retiro que foi o encontro com Cristo, trabalhando o texto do filho pródigo e da Samaritana, agora trabalhando sobre Zaqueu que tem este encontro com Jesus, também pessoas na bíblia como São Paulo que é um grande modelo de pessoa convicta na missão que ele assumiu. Então esse momento de retiro, na verdade, primeiramente é um encontro pessoal com Cristo, cada um que participa faz a experiência, também as missões são um momento em que todos nós nos sentimos missionários. 
As Santas Missões Populares, são santas por que vem de Jesus Cristo, missão é de Deus, não foi ninguém que inventou, nossa vida é ser missionário, nossa identidade de cristãos é sermos missionários, a igreja por natureza é missionária, populares por que acontece no meio do povo, portanto, todos nós somos missionários e fazemos realmente acontecer a renovação paroquial que pede o doc. de Aparecida, um evento tão importante que aconteceu em 2007 com a presença do Papa Bento XVI, bispos, padres e lideranças de toda a América Latina e Caribe. A partir daí a igreja está fazendo várias atividades para fazer acontecer a renovação paroquial, uma delas que nós assumimos como Diocese de Guarapuava são as Santas Missões Populares. Já passou um ano e cinco meses praticamente de atividades, mas a missão antes de ser algo externo do fazer, a missão acontece no coração e na mente de cada um que quer e se abre a essa graça. Então o retiro é esta ocasião de encontro com Cristo, de transformação pessoal e transformação comunitária.

Por Daiane Souza
Pascom paroquial

2 comentários:

  1. Oii Reinaldo! Obrigada pela visita constante no blog! Muito Obrigada!
    Gostei muito da iniciativa da paróquia de vcs em promover este Retiro Paroquial. Que Deus possa estar abençoando e que envie o seu Espírito Santo para que este Retiro seja repleto de frutos e bençãos!

    Um forte abraço,
    Layse

    ResponderExcluir
  2. Sábias palavras do Pe. Carlos! Como é gostoso receber visitas! Amigos são Anjos e eu gosto de me sentir assim, cercada de Anjos! Anjo amigo, obrigada pela visita! Um beijo angélico em seu coração! Tetéia

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar o Nosso Blog e por deixar o seu comentário. Volte sempre!