quinta-feira, 7 de junho de 2012

A Festa do Corpo e Sangue de Cristo


“Quem come a minha carne bebe o meu sangue tem vida eterna, permanece em mim e eu nele” (Jo 6, 54.56)

Nesse mês de junho, celebramos com grande alegria a Festa de Corpus Christi, a festa do Corpo e Sangue de Cristo, sacramento do Amor de Deus. A Eucaristia, Corpo de Cristo, é a fonte e ápice de toda a vida cristã, os demais sacramentos se ligam à sagrada Eucaristia e a ela se ordenam, bem como todos os ministérios da Igreja (CIC) e nós, somos convidados a entoarmos nossos louvores e a adorar Cristo Eucarístico, a dobrarmos os joelhos em sinal de amor, respeito e adoração.
A celebração do Corpo e Sangue de Cristo nos recorda toda a nova aliança que adquire desta maneira, um significado pleno, e por sua vez, faz compreender melhor o alcance do sacrifício de Cristo. E esse sacrifício é único, eficaz e eterno, que realiza tudo o que não é alcançado pela força humana. Ou seja, nos lembra do projeto de amor e salvação que Deus tem para todos, e assim, nesta festa tão importante para toda a Igreja, nós sentimo-nos mais que convidados a participar desta festa, a alegrarmo-nos e sair em procissão testemunhando nossa fé, na Verdade que é Cristo.
A Eucaristia é alimento, é o pão vivo descido do céu, é presença real de Nosso Senhor Jesus Cristo, ou seja, é Cristo. Por isso recebe toda a nossa adoração, nosso amor, nossa fé, nossos louvores e agradecimentos. O Catecismo da Igreja Católica nos ensina que o pão e o vinho, pelas palavras de Cristo, se tornam o Corpo e o Sangue de Cristo. Assim, que nós recordemos do projeto de amor de Deus, vivamos essa grande festa e nos motivemos mais a colocar nossos dons a serviço do Reino e a testemunhar nosso discipulado e professar nossa fé em Cristo, no Corpo e no Sangue, sinais da aliança eterna com o Pai.

Fonte: Catecismo da Igreja Católica e Missal Dominical

Felipe Madureira
Seminarista de Filosofia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar o Nosso Blog e por deixar o seu comentário. Volte sempre!