quinta-feira, 21 de abril de 2011

Missa dos Santos Óleos deverá reunir todos os sacerdotes da diocese na Catedral

Hoje Quinta Feira  Santa (21), todos os sacerdotes da Diocese de Guarapuava participam, na Catedral Nossa Senhora de Belém, da Missa do Crisma ou dos Santos Óleos, momento em que a igreja se reúne para celebrar a sua unidade.

A celebração é o momento onde os padres da diocese renovam as promessas de obediência ao bispo, professando a fidelidade e reafirmando o compromisso diante de Dom Antônio Wagner da Silva, que presidirá a solenidade.

É também nesta celebração que o óleo de oliva misturado com perfume (bálsamo) é consagrado pelo Bispo para ser usado, nas paróquias.  A Liturgia da Igreja privilegia três óleos: dos enfermos, dos catecúmenos e do Crisma. Os dois primeiros são abençoados e o terceiro é consagrado nesta missa.

O Óleo dos Enfermos é usado no sacramento dos doentes, conhecido erroneamente como "extrema-unção". Este óleo significa a força do Espírito de Deus para a provação da doença, para o fortalecimento da pessoa para enfrentar a dor e, inclusive a morte, se for vontade de Deus. Sua cor é roxa.

O Óleo dos Catecúmenos, é utilizado pelas pessoas que se preparam para receber o Batismo, sejam adultos ou crianças, antes do rito da água. Este óleo significa a libertação do mal, a força de Deus que penetra no catecúmeno, o liberta e prepara para o nascimento pela água e pelo Espírito. Sua cor é vermelha.

O Óleo do Crisma significa a plenitude do Espírito Santo, revelando que o cristão deve irradiar "o bom perfume de Cristo". É usado no sacramento da Confirmação (Crisma) quando o cristão é confirmado na graça e no dom do Espírito Santo, para viver como adulto na fé. Este óleo é usado também no sacramento do sacerdócio, para ungir os "escolhidos" que irão trabalhar no anúncio da Palavra de Deus, conduzindo o povo e santificando-o no ministério dos sacramentos. A cor que representa esse óleo é o branco ouro.

Fonte: DIOPUAVA http://www.diopuava.org.br/

Um comentário:

  1. Estou ficando por aqui, nesta beleza de blog. Também tenho um blog católico: http://sentidomaior.blogspot.com te vi no Manancial da Tetê que curto muito. FELIZ PÁSCOA!!! Abraços!

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar o Nosso Blog e por deixar o seu comentário. Volte sempre!