terça-feira, 19 de abril de 2011

A Semana do Amor

Seminarista Sidnei Edelberg, do Seminário de Teologia Nossa Senhora de Guadalupe, em Cascavel, escreve para o Nosso Blog sobre a Semana Santa.

A SEMANA DO AMOR!

Queridos irmãos e irmãs. A paz de Jesus

Que alegria poder estar refletindo a respeito do sentido de celebrar a Semana Santa. Certamente, é um tempo muito precioso, que precisa ser vivido com muita intensidade por todos os cristãos. Inicialmente, é preciso afirmar que para ser bem vivida precisa ser compreendida e entendida os seus significados, inclusive o porquê de ser chamada “Semana Santa”.
No século IV se celebrava a chamada “Semana Maior”, como um tempo de preparação para a Ressurreição do Senhor. Depois, na Idade Média, chamou de “Semana Dolorosa”, justamente porque era um tempo que trazia como reflexão o caminho de dor que Jesus percorreu.
Na atualidade, a Semana Santa é o período que antecede o grande Mistério Pascal, considerado o fato primordial na nossa fé. Assim, na Semana Santa se celebra a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. São diversos os momentos que a comunidade se reúne em torno do altar com um objetivo único: preparar-se para acolher o Salvador.
Desde muito cedo a Páscoa é uma celebração que acontece anualmente. Porém, as primeiras comunidades já realizavam uma boa preparação, tendo em vista o desejo de poder celebrar bem o acontecimento central: que é a ressurreição. Por isso, a semana Santa pode ser definida como um retiro espiritual, tempo de encontro com o Cristo-Ressuscitado, que acontece por meio de celebrações, encenações, procissões, penitências e orações. Nessa semana lembramos os últimos acontecimentos da vida terrestre de Jesus de Nazaré. Por isso, a liturgia não pode ser vista como um jogo de representação teatral, mas como mistério que atualiza o grande Mistério pascal.
Celebrar a Semana Santa não é celebrar um acontecimento passado, mas presente. São vários os gestos que são realizados durante esta semana, inclusive se faz memória da última ceia de Jesus, celebrada na quinta-feira santa, dia em que Jesus instituiu a Eucaristia. Como cristãos que somos, devemos olhar os gestos do Cristo e torná-los presente em nossa sociedade. O amor precisa acontecer em nosso meio. Precisa provocar mudanças no nosso modo de ser.
Portanto, vivamos a Semana Santa com muito amor. Tenhamos presente que esta semana é um tempo que a nossa fé é fortalecida e alicerçada. Assim, busquemos participar em nossas comunidades de todos os momentos celebrativos. Quando a gente participa bem, nos tornamos mais convictos da fé que professamos. Celebremos a Semana Santa não como lembrança do passado, mas como atualização do mistério central da nossa vida. Que com as celebrações desta semana, possamos trazer presente para a nossa vida que Jesus nos ama e nos fortalece em nossa missão. A ressurreição acontece no coração que está preparado, assim a Semana Santa é o tempo de purificá-lo para melhor acolher Jesus Cristo. Que Cristo seja o motivo do nosso existir. 

Seminarista: SIDNEI EDELBERG

6 comentários:

  1. Que alegria receber comentários e, com eles, o carinho dos amigos! Muito obrigada por sua visita! Graça e Paz! Polly

    ResponderExcluir
  2. Muito bem Sexta deveria ser sexta feira do AMOR
    Parabéns pelo texto muito bom.

    Tonynho Ribeiro

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, que possamos viver a Semana Santa com muito amor para estarmos preparados para acolher Jesus Cristo em nosso coração;

    ResponderExcluir
  4. Uma reflexão maravilhosa... e é mesmo verdade: esta é a Santa Semana do Amor! Do grande amor de Cristo por toda a humanidade! Obrigada, Reinaldo, pela visita ao Manancial! Um forte ágape! Tetê

    ResponderExcluir
  5. Olá Reinaldo! Você sempre com maravilhosos posts! É muito bom vir aqui! Obrigada por sua visita! Maythe

    ResponderExcluir
  6. Olá Reinaldo! Passando para agradecer a visita! Muito bom o post!Saúde e Paz. O resto a gente corre atrás! Ana Paula

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar o Nosso Blog e por deixar o seu comentário. Volte sempre!