quinta-feira, 19 de maio de 2011

Como tudo começou - Histórico do Bairro Xarquinho e Paróquia São Pedro e São Paulo

Este artigo dá continuidade ao trabalho de resgate da história do bairro e da paróquia, conforme já publicamos aqui no blog. 

HISTÓRICO DO BAIRRO
Bairro Xarquinho (Fotos: Reinaldo Fonseca)

 A origem do bairro Xarquinho foi no rio ali existente. Os tropeiros que por ali passavam, costumavam fazer a sesteada próximo a esse rio, onde também havia um olho d’água. Eles costumavam lavar o charque (retirar o sal) que traziam para sua alimentação, nessas águas. E assim começaram a chamar o rio de “Charquinho”. Também usavam o termo “Aldeia do Distrito de Guarapuava”.
            Dessas terras 23.594m pertenciam à Burko e companhia Ltda, 70.000m a Hugo Schaffel e o local onde se encontram os núcleos pertenciam a Triunfante.
Rio Xarquinho
            Em 1972 o senhor Leopoldo Kliber comprou as terras de Hugo Schaffel e em 1977 de Burko e Companhia Ltda. A finalidade era montar uma granja.
            Mas como no local não havia luz nem água, resolveu fazer um loteamento. Esse loteamento aconteceu no dia 31 de janeiro de 1980, com a doação de 40 lotes para a prefeitura.
            Com o intermédio do prefeito da época e do Sr. Leopoldo, foi cedida a proposta à Cohapar para o núcleo Boa Vista.
            Hoje o bairro conta com os núcleos: Passos Kruger, núcleo Boa Vista, núcleo João-de-Barro, núcleo Sol Poente.

PRIMEIROS MORADORES DO BAIRRO
            Uma das primeiras moradoras foi a senhora Clarisa Fonderosa Stefani (in memória), de origem espanhola, veio de Ponte Vedra com 30 anos para o Brasil.
            Chegou no Paraná e morou em São Gerônimo da Serra, casou-se e veio morar em Guarapuava, no Bairro Xarquinho, onde morou até falecer em 2010.

HISTÓRICO DAS ESCOLAS

Escola Municipal São Pedro.
            Em 1980, as terras pertenciam as Dr. Leopoldo Kliber, antiga Estrada Velha que vai para Pitanga (hoje PR 466 Km 3), mais ou menos sessenta famílias se reuniram e deram início a um bairro que primeiramente teve o nome o nome de Alto do Xarquinho, mais tarde devido à sua localização estar bem no alto e ter uma excelente vista recebeu o nome de Alto da Boa Vista, nome conservado até hoje para o primeiro núcleo que surgiu.
            Estas famílias, vendo as dificuldades que seus filhos tinham para estudar, pois os mesmos precisavam se locomover para o centro, resolveram se unir e pedir às autoridades a instalação de uma escola mais próxima.
            A sra. Conceição dos Santos, representando as famílias, foi conversar com o Pároco da Igreja, Padre Honorino, que muito a ajudou, orientando-a na busca de melhores conhecimentos. Diante de tantos pedidos, a escola foi autorizada a funcionar no Centro Comunitário, que era utilizado como Igreja, para a realização da Santa Missa. Este centro comunitário estava situado à rua Albano Teixeira.
            Foi a 29 de junho de 1980, que foi realizada a 1ª Missa na comunidade, e como a escola funcionava no mesmo centro, recebeu o nome de Escola Rural São Pedro, nome este também dado à Igreja e que ambos conservam até hoje, sendo São Pedro, o padroeiro do Bairro, da Igreja e da Escola.
            Conseguida a escola foi necessário batalhar pela professora e por equipamentos. A professora escolhida foi Angela Santos, que deu início às suas atividades em 1981; as carteiras foram cedidas pelo Padre Honorino.
            Devido ao crescimento populacional, por volta de 1982, foi necessário alugar uma nova casa e contratar novos professores para dar continuidade ao trabalho iniciado pela professora Angela.
            Nestes dois ambientes, a escola funcionou por mais ou menos quatro anos, tendo como professoras: Neuza, Maria, Bernadete e Angela.
            Tanto a Igreja como a Escola precisaram de novos aumentos, pois o bairro foi crescendo, recebendo novos moradores a cada dia, dois novos núcleos surgiram. A comunidade tem aumentado e expandindo por isso o bairro, a Igreja e a escola passaram por modificações diversas. O Bairro recebeu o nome de Bairro Industrial, a Igreja recebeu seu lugar definitivo, a Escola está situada à rua Dinarte Saul Araújo.
            A Escola também mudou novamente por volta de 1986, a prefeitura construiu o prédio definitivo, constando de seis salas, de rural passou a ser urbana com o nome de Escola Municipal São Pedro.
            O Bairro cresceu, houve necessidade de novos aumentos, foram sete salas, contando treze salas.

COLÉGIO ESTADUAL PROFª DULCE MASCHIO

ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO.
            Aos dezesseis dias do mês de janeiro de 1995, foi dada autorização de funcionamento da Escola Estadual Profª Dulce Maschio – Ensino de 1º Grau, que surgiu da estadualização da Escola Municipal São Pedro( ou seja, no mesmo prédio funcionava as duas Escolas) – Ensino Pré-Escolar e 1º Grau, tendo como primeiro Diretor o profº Edson Luiz Daum, com 268 alunos matriculados e divididos em três 5ª séries, duas 6ª séries, uma 7ª série e uma 8ª série.

HISTÓRICO DA IGREJA SÃO PEDRO

            No ano de 1976, as famílias começaram a rezar na pequena Capela Bom Jesus localizada no terreno da srª Conceição dos Santos. Logo após recebeu o nome de Igreja do Divino. Anos mais tarde essa capela foi incendiada.
            Em 1977, após visita do Padre Honorino (in Memória), à Igreja São José, atual Paróquia Dom Bosco conversando com a comunidade e seu coordenador Vitor Moraes, Padre Honorino explicou-lhes que esta comunidade pertencia a Paróquia Dom Bosco.
            Logo em seguida, a srª Conceição dos Santos, que já coordenava as atividades religiosas do lugar, fez levantamento das famílias e suas respectivas religiões, dos filhos em idade escolar e crianças para a 1ª Comunhão. No mês seguinte, a capela foi registrada na Paróquia Dom Bosco.
            Em 29 de junho de 1980, dia de São Pedro às 15 horas foi rezada uma Missa pelo Padre Eduardo Bogo (In Memória) e instituiu-se o nome de comunidade São Pedro, a Missa foi rezada na rua devido a falta de espaço físico da capela.
            Com o aumento das famílias fez-se necessário procurar novas instalações, então o Sr. Antonio Amaral doou um terreno com casa (condições precárias) para Missas e trabalhos da comunidade.
            Este terreno foi trocado pelo antigo local da Igreja de São João Batista, a troca foi feita pelo Padre Honorino. O local recebeu o nome de Centro da comunidade de São Pedro que funcionou durante cinco anos e foi usado também como escola.
            Em 1987 a comunidade conseguiu comprar um terreno do Sr. Leopoldo Kliber, porém as Missas continuavam sendo rezadas fora da Igreja por falta de espaço físico e o aumento considerável de famílias.
            A primeira construção da atual Igreja foi em madeira. Parte do dinheiro para construção da Igreja em alvenaria veio da Alemanha, e da venda do antigo terreno que a Igreja possuía.
            O 1º presidente (hoje chamado de coordenador) da Igreja foi o Sr. Dilermando dos Santos,  tesoureiro o Sr. Antonio Feliz Correia, juntamente com o Sr. Lourival Alves.
            Os primeiros moradores que ajudaram na fundação da Igreja foram Divonsir Correia, Sebastião Fogaça e José Merchiori (In Memória).
            Um dos primeiros trabalhos da Igreja com a comunidade foi a Legião de Maria, outros trabalhos vieram posteriormente como o dizimo e a catequese.

            Em breve mais artigos relacionados com este assunto, se possível com fotos antigas.     

6 comentários:

  1. Oi Reinaldo! Muito bom esse resgate da história do lugar onde vivemos. Ao conhecermos nossas raízes alimentamos o amor pelo lugar e nos propomos a preservá-lo. Recebi um prêmio dedicado aos blogs que evangelizam e estou repassando à você. Um forte ágape! Tetê - Manancial

    ResponderExcluir
  2. Reverências! Fico muito agradecida por sua visita! Seu blog é muito bom e uma enorme alegria vir aqui! Muito obrigada! B@bi

    ResponderExcluir
  3. É muito gostoso chegar no blog e encontrar um comentário! Muito obrigada pela visita! O que você tem semeado? Aquilo que você semear, isso também colherá. Semeia para o Espírito e do Espírito colherá vida eterna. Deus te abençoe! Paz e Bem!

    ResponderExcluir
  4. Olá Reinaldo! Obrigada por sua visita ao Mensagens do Anjinho! Bom final de semana! Paz e Bem! Mabel

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pela visita! Acabo de atualizar!Passa lá! Bom fim de semana! Alê

    ResponderExcluir
  6. ÓTIMA PUBLICAÇÃO É MUITO BOM SABER AS ORIGENS DO LUGAR AONDE MORAMOS ISSO FAZ COM QUE NÓS PERCEBAMOS AS VITÓRIAS QUE JA FORAM CONCEDIDAS DESDE O INICIO ATÉ OS DIAS ATUAIS!!!!! PARABENS PELO INCENTIVO

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar o Nosso Blog e por deixar o seu comentário. Volte sempre!