quinta-feira, 28 de julho de 2011

Um resumo do 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação

                                                                                                  Foto: Luana Kaminski
     Coração e alma preparados, braços abertos para receber os visitantes. O Rio sediou e "abraçou" o 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), que teve a abertura no domingo, dia 17 de julho, com uma Celebração Eucarística, às 16h, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, na PUC-Rio.
     Participantes de todos os cantos do país e do mundo estiveram reunidos até o dia 22 para refletir sobre os desafios e o futuro da comunicação no Campus da PUC-Rio.
      O tema tratado neste ano foi "Comunicação e vida: diversidade e mobilidades". Segundo o coordenador acadêmico do 7º Muticom, professor Miguel Pereira, o objetivo foi "motivar as comunidades brasileiras a refletirem sobre a comunicação relacionada com a vida cotidiana e suas expressões, que acolhem a diversidade que somos e as mobilidades que experimentamos na cultura contemporânea".
     A conferência de abertura, referente ao tema do encontro, foi ministrada pelo professores da Fundação Entedello Spettacolo de Roma, monsenhor Dario Vigano.
     Durante a semana em que aconteceu, no período da manhã houve painéis temáticos, nos quais foram discutidos os caminhos e desafios da comunicação, tanto na Igreja, quanto no mundo. Entre os conferencistas estiveram o presidente do Conselho Pontifício de Comunicação Social, Dom Claudio Maria Celli, o cineasta Cacá Diegues, o diretor da Central Globo de Comunicação, Luiz Erlanger, e o jornalista e apresentador da Globo News André Trigueiro.
     À tarde, os inscritos puderam participar das oficinas técnicas, gerenciais ou pastorais, ministradas por professores da PUC-Rio e de instituições de todo o Brasil. Foram aulas práticas, com conteúdos pensados para melhorar a comunicação nas comunidades, em diferentes mídias. Além das oficinas, os grupos de trabalho foram espaços para discussões teóricas relacionadas à comunicação na igreja.
     Outra grande oportunidade de aprendizado foram as oficinas-visita, que, além de permitirem que os alunos conhecessem um pouco mais da cidade do Rio de Janeiro, estiveram focadas em veículos ou espaços de comunicação que existem na cidade. As opções incluiram desde o Projac ou polo de Cinema e Vídeo até os veículos de comunicação das favelas da Rocinha, Complexo da Maré e Complexo do Alemão.
     Além dos momentos litúrgicos que aconteceram todos os dias do evento, os eventos culturais fizeram dos intervalos momentos de congraçamento.

                                                                  Foto: Luana Kaminski
Foto: Reinaldo Fonseca - Lágoa Rodrigo de Freitas
                                                                                              Foto: Reinaldo Fonseca
Foto: Reinaldo Fonseca - Ginásio da PUC
Foto: Reinaldo Fonseca - Missa de encerramento

17 comentários:

  1. Quando eu quero ler boas notícias eu venho aqui. A maior riqueza que o homem pode juntar nesta terra são as amizades que faz, e sua amizade muito me honra. Obrigado por tudo.

    ResponderExcluir
  2. Ola! Senti a sua falta, pois suas visitas eram constantes, e seus comentários sempre me incentivaram. Eu é que não estou correspondendo a sua gentileza, mas prometo que estarei sempre te visitando. Feique com Deus!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Reinaldo que bacana esse seu post, nos relatando algo tão edificante lá daqueas bandas. Foi grande a satisfação ler. Parabéns! Você tem sumido do Alfa. Algum problema? Acostumei-me tanto e agora sinto falta! Meu abraço!

    ResponderExcluir
  4. SOU O MAIS NOVO SEGUIDOR Nº 113 EU ACHEI QUE JÁ ERA SEGUIDOR, POIS EU SEMPRE ACESSO O BLOG, TÔ FICANDO COM A CABEÇA DOIDA KKKK. O BLOG LINDO D++++++++++

    ResponderExcluir
  5. Que alegria você de volta, Reinaldo...
    Muitos de nós blogueiros, embora distantes fisicamente, deste importante evento de nossa Igreja, ficamos bem pertinho de tudo ou quase tudo que rolou por lá, graças às postagens no seu blog...
    Deus lhe pague! Abraços, Cátia.

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bom? É um prazer enorme vim aqui no seu blog e ler uma boa postagem. Que bom que você já está de volta Rainaldo, Paz do Senhor amado.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Reinaldo!
    O Muticom deve ter sido maravilhoso!
    Fico lisonjeada com seus comentários, na verdade não sei escrever muito bem, mas faço minhas postagens com muita simplicidade e verdade, o resto o Espírito Santo vem em nosso auxílio!
    Que Deus Paizinho te abençoe, meu irmão!!!
    Abraçãooooo

    Tia Paula

    ResponderExcluir
  8. Olá, Reinaldo,
    que bom que você está de volta e como sempre, com postagens que edificam. Conheço uma turma da Arquidiocese BH, mais precisamente da PUC MINAS BH, que participou do evento. Ainda não estive com eles, pela mídia vi que foi ótimo. Que Deus abençoe o seu trabalho, em especial, nessa área da comunicação.
    Fique com Deus!
    Abraços,
    Catarina

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde Reinaldo, agradeço-lhe-pela visita,pelo sua post. Muito bom saber que existe um trabalho especial sendo feito em prol da comunicação com a vida cotidiana dos brasileiros. Um abraço com benção de Deus. Regina.

    ResponderExcluir
  10. Olá Reinaldo! Fico feliz de saber que o evento foi um sucesso! Obrigada pela visita e pelo carinho. Parabéns pelo blog. Continue nos brindando com tantas informações importantes. Abraço fraterno.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pela cubertura completa do MUTICOM- 2011
    você foi um enviado de Deus para nois transmitir tudo o que aconteceu durante o evento , e ainda nos presenteia com essas belas imagens da cidade maravilhosa , Que o Senhor te Conduza em sua grande caminhada de evangelização. fique com Deus

    ResponderExcluir
  12. Nós do blog virgem de siyyon vos damos parabéns por divulgar o verdadeiro sentido da vida (Jesus Cristo)pela net , que vc continue sempre assim , nos brindando com novidades do universo católico , paz e Bem Irmão

    ResponderExcluir
  13. O Reinaldo! Eu não fui ao encontro, mas nas poucas vezes que passei aqui e li as notícias em tempo real, me senti fazendo parte da caravana! Dias de pura benção, não é? Obrigada por compartilhar conosco! Um forte ágape Tetê - Manancial

    ResponderExcluir
  14. Obrigada, Reinaldo, pela visita! É bom demais sentir o carinho dos amigos! Maravilhosa a sua postagem! Gosto muito de seu blog! Abreijos Euzinha

    ResponderExcluir
  15. Oi Reinaldo! Muito bom o seu post! Fiquei feliz com a sua visita! Já atualizei! Deus te abençoe! Leila

    ResponderExcluir
  16. Olá Reinaldo! Estamos cercados de sinais. Eles testemunham, comprovam, manifestam e revelam o que sutilmente estão codificados nas mensagens. Fico feliz de encontrá-la em meu blog Sinais! Mabel

    ResponderExcluir
  17. Um belo t4ema e de importância fundamental na nossa era.
    Obrigada querido pelo carinho e boa noite!!
    Carla

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar o Nosso Blog e por deixar o seu comentário. Volte sempre!