sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Semana da Vida e dia do Nascituro

A Semana Nacional da Vida, celebrada de 1 a 7 de outubro oferece um tema em sintonia com a Campanha da Fraternidade deste ano: “vida, ecologia humana e meio ambiente”. A Comissão Episcopal para a Vida e a Família e a equipe da Pastoral Familiar da CNBB prepararam um subsídio distribuído nas comunidades em todo o Brasil fornecendo um memorial das semanas anteriores, além de sugerir encontros de reflexão sobre o tema e uma celebração que pode ser usada na preparação para o dia do nascituro, 8 de outubro.
Entre as afirmações que servem de orientação para a Semana, está uma expressão retirada da Exortação Apostólica Familiaris Consortio, do Beato João Paulo II, na qual se verifica que Família e Vida são os dois grandes pilares da Igreja “A Igreja é chamada a manifestar novamente a todos, com uma firme e mais clara convicção, a vontade de promover, com todos os meios, e de defender contra todas as insídias a vida humana, em qualquer condição e estado de desenvolvimento em que se encontre”.
Padre Rafael Fornasier, assessor nacional da Comissão, considera que o tema da Semana, de algum modo, prepara os cristãos para o iminente debate que deverá surgir no país com a retomada da discussão e votação que serão realizadas no Supremo Tribunal Federal sobre o aborto de crianças anencéfalas. “Há uma expectativa a respeito da análise do STF que vai fazer e que pode ser uma abertura para a legalização do aborto no Brasil”, adverte Padre Rafael. Segundo ele, poderá voltar o costumeiro embate entre a o conflito de direitos. “Não se nega o direito da mulher, mas que não seja em detrimento do direito da vida nascente”, lembra.  O assessor da CNBB frisa que por mais que seja uma vida curta – como ocorre com as crianças anenecéfalas – é sempre uma vida humana e a Igreja sempre defendeu sua inviolabilidade desde a concepção até o seu termo natural.
A Semana Nacional da Vida também responde aos apelos das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadoras da Igreja no Brasil aprovadas pela Assembléia anual da CNBB em maio deste ano quando destaca em sua quinta urgência, a promoção da vida. “Não falamos mais apenas em defesa, mas em promoção da vida”, esclarece Padre Rafael.

Fonte: CNBB

8 comentários:

  1. Olá estimado Reinaldo,

    Já tinha saudades de deixar meu comentário.
    Não sei, ainda, se vai ser desta vez.
    Tenho esperança, que Nosso Senhor me vai ajudar.
    Passemos ao comentário sobre o texto postado.
    Sem dúvida, que o direito à vida e a promoção da mesma é algo natural e divino, que devemos acarinhar.
    No entanto, e se forem detectadas graves anomalias no feto, sou a favor do aborto, sob vigilância médica.
    Bom fim de semana.

    Abraços de luz.

    ResponderExcluir
  2. Oi Reinaldo!
    Eu vi as postagens anteriores, o retiro foi uma benção, quantas crianças participando! E o blog está cada dia mais abençoado, parabéns.
    Que a paz de Jesus e o amor de Maria guie sempre seus passos.
    Abraço Fraterno da
    Adriana.

    ResponderExcluir
  3. Olá estimado Reinaldo,

    A vida é uma coisa maravilhosa e o direito à mesma é algo divino.

    Abraços de luz.

    ResponderExcluir
  4. Oi Reinaldo, tudo joia?
    Fico feliz em saber que visitar o Portal da Com. N. Sra. do P. S. é uma satisfação.

    Mais uma vez agradeço e lhe dou os parabéns pelo blog!

    Continue nessa caminhada!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Reinaldo,
    Bom final de semana na Paz e no Amor de Cristo e na comunhão das alianças horizontais das idéias, sonhos e valores que firmamos entre nós cristãos.

    Beijos,
    Carla
    :D

    ResponderExcluir
  6. Oi Reinaldo, tudo bem? Estava com dificuldades pra deixar comentário nos blogs que eu visito, mas isso em nada diminui o meu carinho e admiração pelos blogs amigos, e o seu é um deles. Muito obrigada pelas visitas e pelos comentários sempre carinhosos. Que Deus te abençoe e ilumine seus caminhos sempre. Um grande abraço de paz!

    ResponderExcluir
  7. Oi Reinaldo! Feliz de ter te encontrado no Manancial! Maravilhosa essa sua reflexão! A vida, em todos os seus estágios, precisa ser mais valorizada. Hoje, por qualquer 500 reais encomenda-se a morte de um desafeto... um absurdo! Tenha um final de semana abençoado! Um forte ágape! Tetê

    ResponderExcluir
  8. Olá estimado Reinaldo,

    Passei por aqui para dar uma espiadinha e desejar-lhe um bom fim de semana.

    Abraços de luz.

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar o Nosso Blog e por deixar o seu comentário. Volte sempre!