quarta-feira, 10 de novembro de 2010

“O NASCIMENTO DE JESUS”

  • SUGESTÃO PARA UMA PEÇA DE NATAL EM SUA COMUNIDADE:

Encenação de Natal em 2008

I - PARTE- ANÚNCIO DO ANJO A MARIA.

(Maria está ajoelhada rezando...).. Cenário; mesa, livro, vela acesa. (Fundo Musical).

Narrador: Lc 1, 25-28: No sexto mês, o Anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma Cidade chamada Nazaré. Foi a uma Virgem, prometida em Casamento a um Homem, chamado José que era descendente de Davi. E o nome da Virgem era Maria. O Anjo entrou onde ela estava e lhes disse:

Anjo: (por traz de Maria, estendendo a mão) diz:
• Alegra-te cheia de Graça, o Senhor está contigo!
• (Maria levanta e fica à frente do Anjo)
Anjo: Eis que venho trazer-te um anúncio do Senhor: Tu foste escolhida para ser a mãe do Salvador.
Maria: Mais como isso se fará possível, pois não conheço homem algum...
Anjo: Não tenha medo Maria ficará grávida pela força do Espírito Santo, o filho que nascer de ti será chamado filho de Deus!! (o anjo se Retira).
Maria: (vai à frente e proclama:)
Minh´alma engrandece ao Senhor e exulta meu Espírito em Deus meu Salvador.

(Coreografia de um canto Mariano)


II PARTE – DIÁLOGO ENTRE JOSÉ E MARIA


Maria: José meu marido, tenho algo a lhe contar, é maravilhoso e vais se alegrar-te comigo!
José: Conte-me querida Maria.
Maria: ontem estava rezando e...... (enquanto ela fala, põe um fundo musical mais alto).
José: O que estás me falando não pode ser verdade.
Maria estou muito decepcionado. Eis que não pode mais ser minha noiva nem esposa.
Maria: José não fique assim, acredite na bondade de Deus. Eis que minha prima Isabel era estéril, também ficou grávida pela força do Espírito Santo.

III – PARTE – (Maria visita a sua prima Isabel).

• (Fundo musical) Maria vai andando com uma jarra na cabeça e uma trouxa de pano na mão. (Obs. A barriga já está crescendo).
Maria: Isabel, minha querida prima!
Isabel: Maria!! Você é bendita entre as mulheres e é bendito o fruto do teu Ventre! Como posso merecer que a mãe do meu Senhor venha me Visitar? Olha Maria, logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança saltou de alegria no meu ventre. Bem Aventurada és tu que acreditastes, porque vai acontecer a que o Senhor lhe prometeu –(Canto de Maria).
• Encontro de Maria e Isabel (Maria tocando na barriga de Isabel) pergunta: Isabel, como se chamará seu filho?
Isabel: Meu filho será chamado João. E o seu Maria?
Maria: (tocando na própria barriga) O seu nome será Emanuel que quer dizer Deus conosco. (As duas se abraçam) Fundo Musical.

IV – PARTE – O ANJO APARECE EM SONHO PARA JOSÉ (Fundo Musical)

José está deitado dormindo, o anjo chega e lhe fala:
Anjo: José, não tenha medo de receber Maria como tua esposa, pois a criança que ela carrega no seu ventre é o filho de Deus.
José: (acorda, levanta-se e fica olhando ao seu redor).

V – PARTE – REENCONTRO DE JOSÉ E MARIA (Fundo Musical).

Maria esta varrendo a casa, com a barriga crescida e José se aproxima.
José: Minha querida e amada Maria estou com muitas saudades de ti e do filho de Deus que será nosso também, pois tu és agraciada por Deus... Olha Maria, ontem eu tive um sonho e nele um Anjo apareceu e me falou....( fundo Musical alto enquanto ele fala ).
Maria: José, meu querido, és maravilhoso e escolhido por Deus para ser o Pai adotivo do nosso Jesus. (Musica e intervalo)

VI – PARTE –À PROCURA DE UM LUGAR PARA FICAR

Narrador: Aconteceu que naqueles dias, César Augusto publicou um decreto, ordenando o recenseamento de toda a terra. Esse recenseamento foi feito quando Quirino era governador da Síria. Todos iam registrar-se na sua cidade natal. Por ser da família e descendência de Davi, José subiu da cidade de Nazaré, na Galileia, até a cidade de Davi, chamada Belém da Judéia, para registrar-se com Maria, sua esposa que estava grávida. Enquanto estavam em Belém, completaram–se os dias para o parto.
Maria: José, já se aproxima a hora do parto e não temos onde ficar, ninguém nos acolhe.
José – Maria, minha querida, todas as portas estão fechadas para nós.
Maria : José, vamos para o campo, quem sabe os animais nos acolhem.
José : Vamos Maria, Deus providenciará tudo para nós e nosso filho.

VII – PARTE – VISITA DO ANJO AOS PASTORES (todos os pastores estão sentados em círculo, o anjo chega, põe as mãos sobre eles e diz)

Narrador: Naquela região havia pastores que passavam a noite nos campos, tomando conta do seu rebanho. Um Anjo do Senhor apareceu aos pastores, a gloria do Senhor os envolveu em luz, e eles ficaram com muito medo. O anjo, porém, disse aos pastores:

Anjo: Não tenhas medo!! Eu vos anuncio uma grande alegria, que será para todo o povo. Hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós um Salvador, que é o Cristo Senhor. Isto vos servirá de Sinal: encontrareis um recém–nascido envolvido em uma Manjedoura.
(os pastores se juntam ao Anjo e Proclamam juntos):

Pastores e Anjo: “Glória a Deus no mais Alto dos Céus e Paz na terra aos homens por ele amados”“
Pastores: Vamos a Belém ver este acontecimento que o Senhor nos revelou.
Todos : Vamos!!

VIII – PARTE – O PRESÉPIO

Maria e José estão ajoelhados aos pés de Jesus. Jesus esta na Manjedoura, os Pastores estão ao redor, chegam os 3 Reis Magos, com Ouro , Incenso e Mira.

Todos Cantam: Noite Feliz....Noite Feliz..... Ó Senhor Deus de Amor......
 

Um comentário:

Obrigado por visitar o Nosso Blog e por deixar o seu comentário. Volte sempre!