sexta-feira, 25 de março de 2011

Os Sete Sacramentos da Igreja na Semana Catequética

Padre Itamar e Admilson
Dando continuidade na Semana Catequética, ontem (24), o tema abordado foi  "Os Sete Sacramentos da Igreja". Quem assessorou o encontro foi o Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão Admilson Coelho, o qual atuou de forma dinâmica e interativa.  
Durante o encontro Admilson fez uma motivação para os jovens da Crisma, despertando-os para os trabalhos pastorais. No final do encontro, perante a igreja lotada de pais e responsáveis pelos catequizandos, Admilson proporcionou um diálogo informal entre ele e o Padre Itamar, falando um pouco sobre cada assunto, bem como: Os Sacramentos, sua vida de seminarista e sua primeira impressão sobre a Paróquia São Pedro e seus paroquianos, destacando-se também a importante presença de todos os catequistas.

Clique em "veja mais" para ver o resumo do assunto tratado e as fotos do encontro.


Os sacramentos são, por conseguinte:
  • Sinais sagrados, porque exprimem uma realidade sagrada, espiritual;
  • Sinais eficazes, porque, além de simbolizarem um certo efeito, produzem-no realmente;
  • Sinais da graça, porque transmitem dons diversos da graça divina;
  • Sinais da fé, não somente porque supõem a fé em quem os recebe, mas porque nutrem, robustecem e exprimem a sua fé;
  • Sinais da Igreja, porque foram confiados à Igreja, são celebrados na Igreja e em nome da Igreja, exprimem a vida da igreja, edificam a Igreja, tornam-se uma profissão de fé na Igreja.
Sacramento
Situação da vida
Tipo
O que acontece
Batismo
Nascemos para fé
Iniciação Cristã
Começamos a fazer parte da grande família que é a Igreja
Confirmação
Crescemos como Cristãos
Iniciação Cristã
Assumimos com mais maturidade o compromisso na Igreja
Eucaristia
Precisamos de alimentos para fé e a vida em comunidade
Iniciação Cristã
Recebemos o corpo de Cristo unidos a todos os irmãos
Penitência
Erramos e nos arrependemos
Cura
Recebemos o perdão de Deus na comunidade
Unção dos Enfermos
Somos atingidos pela doença
Cura
A graça de Deus e o caminho da Igreja ajudam o doente que sofre
Ordem
Alguém sente vocação de serviço total a Deus e ao irmão
Serviço
O Cristão se torna sacerdote a serviço da comunidade
Matrimônio
Homem e mulher se amam e querem se casar
Serviço
Os dois se comprometem a viver seu amor como cristãos de verdade
Os Sacramentos da Iniciação Cristã
Pelos sacramentos da iniciação cristã - Batismo, Confirmação e Eucaristia - são lançados os fundamentos de toda vida cristã. A participação na natureza divina, que os homens recebem como dom mediante a graça de Cristo, apresenta certa analogia com a origem, o desenvolvimento e a sustentação da vida natural. O fiéis, de fato, renascidos no Batismo, são fortalecidos pelo sacramento da Confirmação e, depois, nutridos com o alimento da vida eterna na Eucaristia. Assim, por efeito destes sacramentos da iniciação cristã, estão em condições de saborear cada vez mais os tesouros da vida divina e de progredir até alcançar a perfeição da caridade.
Os Sacramentos da Cura
Pelos sacramentos da iniciação cristã, o homem recebe a vida nova de Cristo. Ora, esta vida nós a trazemos "em vasos de argila" (2Cor 4, 7). Agora, ela ainda se encontra "escondida com Cristo em Deus" (Cl 3, 3). Estamos ainda em "nossa morada terrestre" (cf. 2Cor 5, 1), sujeitos ao sofrimento, à doença e à morte. Esta nova vida de filhos de Deus pode se tornar debilitada e até perdida pelo pecado.
O Senhor Jesus Cristo, médico de nossas almas e de nossos corpos, que remiu os pecados do paralítico e restitui-lhe a saúde do corpo (cf. Mc 2, 1-12), quis que sua Igreja continuasse, na força do Espírito Santo, sua obra de cura e de salvação, também junto de seus próprios membros. É esta a finalidade dos dois sacramentos de cura: o Sacramento da Penitência e o Sacramento da Unção dos Enfermos.
Os Sacramentos do Serviço da Comunhão
O Batismo, a Confirmação e a Eucaristia são os sacramentos da iniciação cristã. São a base da vocação comum de todos os discípulos de Cristo, vocação à santidade e à missão de evangelizar o mundo. Conferem as graças necessárias à vida segundo o Espírito nesta vida de peregrinos a caminho da Pátria.
Dois outros, o Sacramento da Ordem e o Sacramento do Matrimônio, estão ordenados à salvação de outrem. Se contribuem também para a salvação pessoal, isso acontece por meio do serviço aos outros. Conferem uma missão particular na Igreja e servem para a edificação do Povo de Deus.



5 comentários:

  1. Oi Reinaldo! Esse encontro está muito bom, heim... Sementes que darão belos e abençoados frutos! Obrigada pela visita ao Manancial! Um forte ágape! Tetê

    ResponderExcluir
  2. É muito gostoso chegar no blog e encontrar um comentário! Melhor que isso é vir retribuir e encontrar um post magnífico como este! Muito obrigada pela visita! O que você tem semeado? Aquilo que você semear, isso também colherá. Semeia para o Espírito e do Espírito colherá vida eterna. Deus te abençoe! Paz e Bem!

    ResponderExcluir
  3. Olá Reinaldo! Você sempre com maravilhosos posts! É muito bom vir aqui! Obrigada por sua visita ao Mensagens do Anjinho! Bom final de semana! Paz e Bem! Mabel

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pela visita, Reinaldo! Um post maravilhoso!Seu blog é nota 10! Me inscrevi como seguidora! Acabo de atualizar!Passa lá! Bom fim de semana! Alê

    ResponderExcluir
  5. Parabéns a todos que se dedicaram na preparação da Semana Catequética, com certeza é um grande momento de evangelização e participação dos pais!

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar o Nosso Blog e por deixar o seu comentário. Volte sempre!