quarta-feira, 28 de março de 2012

Catequese e famílias andam juntas

A catequese iniciou com encontros de formação com os pais, realizou-se nos dias 05,06 e 07 de março na matriz, as comunidades tiveram datas próximas conforme a realidade de cada uma. Foram trabalhados os temas: Santas Missões Populares, a importância da liturgia na família, amor a Deus e compromisso dos pais na educação na fé, cada tema contou com a colaboração de assessores da comunidade e dos padres Carlos e Itamar.
“Os encontros da semana catequética têm como objetivo incentivar os pais a participar da vida da comunidade, participando mais das celebrações e assim aconteça o encontro pessoal com Jesus e sintam o quanto Deus ama a cada um”, enfatizou Carolina de Lurdes Lemos, coordenadora paroquial da catequese da 1ª Eucaristia.
A coordenadora Dolores Aparecida de Oliveira, da comunidade N. Sra. da Guia, relatou “foi muito importante trazer os pais para refletir sobre os temas e foi muito bem correspondido a participação dos mesmos, o objetivo nosso é unir catequistas, comunidade e pais, é de muita valia esses encontros e estamos nos preparando para ter mais encontros durante o ano”.
Na matriz São Pedro a coordenadora da Catequese da 1ª Eucaristia, Rosane Aparecida Correia, ressaltou a importância de a família participar junto nesta caminhada em preparação para receberem os sacramentos, há um crescimento na fé, é importante a presença dos pais na catequese, pois incentivam e acompanham a vida na comunidade, ensinando um bom caminho para seus filhos.”
Para este ano existe um projeto de encontro mensal com os pais, com o objetivo de apresentar o trabalho das pastorais e movimentos, para que incentivados venham trabalhar nesta missão de evangelização, “...A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos...” (Lucas 10,1-9).
A semana catequética tem priorizado os objetivos das SMP: conhecer mais profundamente a pessoa de Jesus Cristo, despertando o espírito missionário, fortalecendo a iniciação cristã, a catequese permanente e os grupos bíblicos de reflexão e vivência. Com o projeto de encontros com os pais tem priorizado a renovação paroquial, contribuindo para a construção de uma sociedade justa, fraterna e solidária, pois a sociedade vive um momento de violência, em todas as circunstâncias e especialmente com as crianças, é o momento em que a Igreja anuncia que é na família que se constrói seres humanos com princípios éticos e para que vivam em paz e a promovam no mundo. 

Adriana Horsth
Pascom paroquial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar o Nosso Blog e por deixar o seu comentário. Volte sempre!