A Liturgia desse domingo deseja preparar os cristãos
para os acontecimentos da Páscoa, que se aproxima:
a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo.
As leituras bíblicas nos ajudam neste sentido. (Texto animado).
Na 1a Leitura Deus propõe uma NOVA ALIANÇA. (Jr 31, 31-34)
É um dos trechos mais importantes do Antigo Testamento.
Deus tinha feito uma ALIANÇA no Sinai,
entregando a Moisés mandamentos escritos em pedra...
O povo aderiu à aliança, contudo mais com a boca, do que com o coração.
O povo nunca interiorizou devidamente e muitas vezes foi infiel...
Por isso, o profeta Jeremias anunciou uma NOVA ALIANÇA,
cujos mandamentos serão gravados no coração:
"Porei minha lei em sua alma, escreverei em seu coração.
Então eu serei seu Deus e ele será meu Povo".
A Aliança é renovada pelo Senhor, que perdoa e restaura.
* Nós também somos Povo da Nova Aliança,
cujos mandamentos devem estar inscritos em nosso coração.
A Quaresma é o tempo de renovação da Aliança, iniciada no Batismo e
rompida tantas vezes pela nossa fraqueza e infidelidade.
A 2ª Leitura afirma que essa nova Aliança, plena e definitiva,
se realiza em Jesus Cristo, em perfeita obediência ao Pai. (Hb 5,7-9)
O Evangelho nos convida a olhar Jesus, que selou a Nova Aliança
com o próprio sangue na Cruz. (Jo 12,20-33)
- Um grupo de gregos, que estavam em Jerusalém para celebrar a Páscoa,
pedem: "Queremos ver Jesus!" , isto é, conhecê-lo em profundidade.
- Não se dirigem diretamente a Jesus, mas aos discípulos.
Servem-se de dois mediadores: Felipe e André…
- Jesus SE FAZ VER através de uma imagem: o GRÃO de TRIGO.
A sua "glória" passa pela experiência do grão:
"Se o grão, que cai na terra, morre, produzirá muito fruto".
A fecundidade da vida se manifesta na morte.
Jesus vai morrer e nascerá a Igreja universal...
Assim foi para Jesus, assim será para cada um de nós.
Para conhecer Jesus:
- Devem MORRER as seguranças humanas, o apego à própria vida
e à sabedoria humana (que os gregos valorizavam tanto)...
- Deve MORRER tudo o que nos afasta do projeto de Jesus,
que veio para que todos tenham vida em abundância.
* Precisamos morrer para conhecer.
- E aponta o caminho para vê-lo: a CRUZ.
"Quando eu for elevado da terra (na cruz), atrairei todos a mim."
* É o caminho para todo o discipulado...
+ "Queremos ver Jesus"
Esse pedido dos gregos é uma linda proposta de vida para todos nós.
É anseio de todos nós. Todos nós queremos ver Jesus.
O Documento de Aparecida nos lembra que "o início do cristianismo
é um encontro de fé com a pessoa de Jesus Cristo" (DA 243).
"A própria natureza do cristianismo consiste em reconhecer a presença
de Jesus Cristo e segui-lo" (244).
Mas onde, quando, como encontrá-lo?
O Documento mostra uns lugares de encontro com Jesus Cristo:
- "O encontro com Cristo realiza-se na fé recebida e vivida na IGREJA". (246)
- Encontramos Jesus na SAGRADA ESCRITURA, lida na Igreja...
É indispensável o conhecimento profundo e vivencial da Palavra de Deus" (347).
-Encontramos Jesus Cristo na SAGRADA LITURGIA... a Eucaristia é
o lugar privilegiado do encontro do Discípulo com Jesus Cristo" (250-251).
A celebração eucarística dominical é uma necessidade interior do cristão,
da família cristã e da comunidade paroquial" (252).
- O sacramento da Reconciliação é o encontro com o Cristo que perdoa (254).
- A ORAÇÃO pessoal e comunitária cultiva a amizade com Cristo (255).
- "Jesus está presente em meio a uma COMUNIDADE viva
na fé e no amor fraterno" (256).
- Também o encontramos nos pobres, aflitos e enfermos... (257).
- "Encontramos também na Piedade popular..." (258)
"Queremos ver Jesus" significa acolher a sua pessoa com alegria,
por ser o centro e a motivação mais forte da própria existência,
e a garantia que não se apaga.
+ "Senhor, queremos ver Jesus!"
Faze, Senhor, que teus discípulos reconheçam
o teu rosto no rosto dos pobres.
Dá olhos para ver os caminhos da justiça e da solidariedade;
dá ouvidos para escutar os pedidos de salvação e saúde;
enriquece seus corações de fidelidade generosa e compreensão
para que se façam companheiros de caminhada e
testemunhas verdadeiros e sinceros da glória,
que resplandece no crucificado, ressuscitado e vitorioso.
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